Foz do Iguaçu II

Stencil nas proximidades do centro da cidade

Stencil nas proximidades do centro da Ciudad Puerto Iguazú

Escolhi duas opções diferentes para conhecer Ciudad Puerto Iguazú, província de Missiones e o Parque Nacional del Iguazú na Argentina. Na primeira, por sugestão do pessoal do hotel aluguei um taxi (valor negociado) com direito as paradas para fotos e compras. Na segunda, fiz um tour com mais quatro pessoas e um guia.  

A ponte Internacional Tancredo Neves, conhecida também como “Puente de La Fraternidad”, construída em novembro de1985, é o principal acesso aos países do Brasil e Argentina, através das rodovias BR-469 e RA-12. A construção da ponte foi muito importante, possibilitando a passagem de grandes fluxos de pessoas e mercadorias, que antes só era feito por meio do transporte fluvial, ligando Foz do Iguaçu a Ciudad Puerto Iguazú, entre o Puerto Meira (rio Paraná) e Puerto Viejo (rio Iguaçu). Os portos ainda continuam com intenso movimento de balsas e lanchas.

Marco divisório da ponte: ao fundo, o rio Paraná

Marco divisório da ponte: no fundo, o rio Paraná

Do marco divisório da ponte (guard-rails pintados com as cores verde e amarelo e azul e branco, simbolizando a união com los hermanos), é possível uma visão da confluência dos rios Iguaçu e Paraná. Ao cruzar as barreiras das aduanas brasileira e argentina, seguimos com destino a Ciudad Puerto Iguazú ou o Parque Nacional del Iguazú.

Centro da cidade

Centro da cidade

Ciudad Puerto Iguazú

Uma das características da cidade é o solo rochoso com a cor avermelhada, proveniente das rochas rica em ferro. Um dos pontos fortes da economia local está na comercialização de roupas, artesanatos, conservas e doces, a exemplo do saboroso alfajór, além do grande fluxo de turistas que chegam de várias partes do mundo para curtir as belezas naturais e aventuras radicais. 

Vista panorâmica de uma das quedas d'água do parque

Vista panorâmica de uma das quedas d'água do parque

Parque Nacional/Cataratas del Iguazú

Do lado argentino o Parque Nacional del Iguazú também é declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Durante o percurso do hotel até a estação o experiente guia Edivaldo Nunes viu-se rodado para tentar explicar simultâneamente ao grupo toda programação do passeio.

 

Início do circuito superior

Início do circuito superior

Depois do guia cronometrar nosso tempo, partimos em direção ao Sendero Verde, seguindo por uma trilha de aproximadamente 600 metros até chegar ao acesso para o circuito superior. Desse ponto, fizemos o trajeto em forma de triângulo passando pela passarela sustentada nas rochas, observando dos mirantes ou balcones dos Saltos San Martin, Bossetti, Moigua e Bernabé Mendez, a belíssima vista panorâmica das quedas d’água.

Estação de embarque do trem verde (tren ecológico de la selva)

Estação de embarque do trem verde (tren ecológico de la selva)

 No retorno, embarcamos no tren ecológico de La selva até a Estación Garganta del Diablo. Chegamos ao balcone do Salto Unión, percorrendo mais uma vez outra passarela suspensa congestiona de turistas. A Garganta del Diablo impressiona pela sua beleza, paisagem, energia, força das águas mesclada com os ruídos. Esse fenômeno da natureza emociona a todos.

Garganta del Diablo: lentes e olhares captando um dos fenômenos da natureza

Garganta del Diablo: lentes e olhares captando um dos fenômenos da natureza

De olho sempre no relógio controlando o tempo (minutos) estabelecido pelo guia Edvaldo, não deu pra notar toda beleza da flora e fauna e as quedas d’água das Cataratas do Parque Nacional del Iguazú. Uma dica: quando programar uma visita as Cataratas do lado argentino não tenha pressa. (Direitos de imagens reservados).

(Da direita) Robin e Sina Chistopher, Natalie e Giles Carl, Paranguá e o guia Edvaldo

(Da direita) Robin, Sina, Natalie, Giles Carl, Paranaguá e Edvaldo

1 comment for “Foz do Iguaçu II

  1. ANA PAULA DOS SANTOS PAIXÃO
    29 de junho de 2012 at 19:52

    Garganta dell Diablo: É o maior, e mais majestoso e impressionante de todos as quedas. Morro de vontade de conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *