Foz do Iguaçu III

Detalhe do painel temático que contorna o acesso de saída para Foz de Iguaçu

Detalhe do painel temático que contorna o acesso de saída para Foz de Iguaçu

Mais uma vez concordei com a sugestão do pessoal do hotel para conhecer Ciudad del Este no Paraguai. Embarquei no onibus coletivo paraguaio que faz linha entre as duas cidades. Até chegar próximo da aduana brasileira amargamos um congestionamento infernal. Da janela do coletivo percebi a fila formada a nossa frente com vários motos, onibus de turismo, carretas, além de pessoas aguardando a passagem pela barreira, provavelmente atraídos pelos baixos preços dos produtos vendidos na Ciudad del Este. Esse também foi o motivo da minha ida até o outro lado da ponte.

O coletivo atravessou tranquilamente sem interferência dos agentes aduaneiros. Imaginei: o problema deve ser na volta. E não deu outra. No retorno cumpri as exigências legais preenchendo o formuário de declaração de mercadorias. Logo após a conferência e comprovação da compra fui liberado.

Depois de cruzar a barreira decidi fazer a travessia da ponte a pé. Notei que as cores representativas dos dois países (verde e amarelo e vermelho, branco e azul) pintadas nas muretas de proteção estão completamente invisíveis. Seguindo a fila no sentido centro observei através do gradio que separa pedestres dos veículos, de como é o dia-a-dia do movimentadíssimo tráfego de pessoas e veículos. É uma loucura! Não vi um preposto de trânsito no local. Deixei de lado essa confusão e parei em dos mirantes para curtir a vista panorâmica da bela paisagem do Rio Paraná.

Quando pisei o solo paraguaio a maior preocupação foi me livrar do assédio dos representantes das lojas que tentam de várias maneiras lhe mostrar as facilidades e a qualidade de cada produto. Depois de diblar essa turma tive condições de fazer um giro rápido pelo centro da cidade na busca de alguma manifestação urbana. Não obtive sucesso.

No Shopping Americana, indicado como um dos melhores locais para compras, principalmente produtos eletroeletrônicos, não tive condições de percorrer todos os andares do prédio. O tempo estava cronometrado, mas, mesmo assim, ainda deu pra dar uma paradinha e degustar a “sopa”, um dos pratos típicos da culitária paraguaia.

Ponte Internacional da Amizade

Ponte Internacional da Amizade

Ciudad del Este

É um distrito do Paraguai, ligado ao Brasil através da ponte internacional da Amizade, inaugurada em março de 1965. A cidade foi fundada em 1957 com o nome de Puerto Flor de Lís. Posteriormente foi renomeada de Puerto Stroessner no período da ditadura paraguaia. Após a queda do general ditador Strossener ganhou o nome atual.

Faz parte de um triângulo internacional conhecido na região como Tríplice Fronteira, que envolve também Foz do Igauçu, no estado brasileiro do Paraná, e Puerto Iguazú, na província argentina de Missiones. As três cidades são ligadas uma as outras através de pontes construídas sobre os rios Paraná e Iguaçu. (Direitos de imagens reservados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *