Giro pela cidade de Fortaleza (CE) com o olhar na cultura e nas artes

byJFParanaguá

Pintura do cearense Belchior de autoria do artista Wesley Rocha, Iracema

byJFParanaguá

Totem publicitário de “Mucuripe”, nome que dá título a música interpretada pelo cearense Fagner

Pela terceira vez estive em Fortaleza, capital do Ceará, situado no norte da Região Nordeste do país. A primeira, lá se vão mais de 30 anos, indo atém, à época, à nativa Canoa Quebrada. A segunda, em 2010, na companhia da família, permanecemos dois dias na cidade e os outros três no complexo do Beach Park, participando das comemorações do aniversário de um coleguinha de minha filha Irani, do tempo do maternal na Escola Gurilândia, atualmente Gurilândia International School. A terceira, por quatro dias curti um final de semana maravilhoso com minha doce Shirley, numa promoção bem bacana ao utilizar as milhas no limite de vencimento na aquisição do combo passagem aérea/hospedagem, organizado pela CVC.

byJFParanaguá

Aeronave da Latam na rampa de embarque/Aeroporto de Salvador

A viagem em voo da Latan, tempo de 1h45min foi rápida e tranquila, com desembarque no Aeroporto Internacional Fortaleza Pinto Martins, inclusive é um dos poucos em que fica dentro da cidade, situado a apenas 10 quilômetros da região central da metrópole.

byJFParanaguá

Shirley no aeroporto em Fortaleza

Apesar da viagem ter deixado saudade e preenchida no que havíamos programado, além das dicas da engraçadíssima guia Cibele, sobre os pontos turísticos mais interessantes, a demora na recepção da CVC no desembarque e o tempo de mais de 3 horas no transfer do aeroporto até o Iate Plaza Hotel, foi o ponto fora da curva que nos deixou muito chateado.

byJFParanaguá

Fachada do Iate Plaza Hotel

byJFParanaguá

Vista parcial da Beira-mar do apartamento do hotel

Primeiro dia. Assim que chegamos no hotel, deixamos as malas no apartamento – bem espaçoso, confortável e de frente para o mar – fomos ao Mercado dos Peixes, que fica bem próximo ao hotel, localizado na Avenida Beira-Mar, bairro Mucuripe. O nome Mucuripe me remete a letra de autoria do cearense Fagner “As velas do Mucuripe Vão sair para pescar Vou levar as minhas mágoas Pras águas fundas do mar Hoje à noite namorar Sem ter medo da saudade E sem vontade de casar…”

Divulgação

Barraca da Lourdinha e Neto, Bebidas e Frituras

Escolhemos a barraca Lurdinha e Neto, Bebidas e Frituras para tomar uma cerveja bem gelada, degustar um tira-gosto e esquecer o contratempo do transfer. Pedi o cardápio ao garçom Ariel, muito atencioso me disse, mostrando-nos o cardápio: “o senhor escolhe os acompanhamentos, pode ser baião de dois (feijão com arroz) e Macacheira (que conheço como aipim),

byJFParanaguá

Box 35: o escolhido; bom atendimento e qualidade

Divulgação

Garçom Ariel recebe os sacos com peixe e camarões

depois vá até um daqueles boxes comprar um tipo de peixe ou crustáceo que preparamos na hora”. De volta do box 35, entregamos os sacos com camarão e peixe Pargo – em Salvador, chamamos de Vermelho -, por sinal muito baratos. Além do excelente preparo dos pratos,

byAriel

Degustando os deliciosos pratos de…

…peixe frito e…

byJFParanaguá

…camarão acompanhado de ceva bem gelada…

a vista para o mar de Fortaleza torna-se um atrativo a mais, principalmente a concorrida presença de turistas para ver e fotografar o belíssimo por-do-sol.

byJFParanaguá

…além de desfrutar das belíssimas imagens…

byJFParanaguá

…do por do sol a beira mar

De retorno ao hotel, deixei minha mulher e fui ao supermercado, a fim de comprar gêneros alimentícios e bebidas que fica muito mais barato. Não vale a pena consumir o que está no frigobar. Sai muito mais caro!

byJFParanaguá

Painel no trajeto do hotel em direção ao Centro,

Segundo dia. Por conta do tempo, não optamos pelo city-tour, aliás um programa excelente para você poder mapear os locais que deverá voltar com mais calma.

Divulgação

Café da manhã no hotel

Após o café, com muitas opções, fomos de Uber até o Mercado Central. ]

byJFParanaguá

Mercado Central: pintura do artista Acidum embeleza fachada frontal

Da penúltima vez em que estivemos no local, não existia a bela pintura na fachada do prédio, de autoria do artista Acidum.

byJFParanaguá

Painel artístico nas colunas do viaduto na Avenida Alberto Nepomuceno, Centro

byJFParanaguá

Feira da Madrugada. ao ar livre com variadas confecções…

byJFParanaguá

…atrai centenas de turistas, compradores, sendo considerada uma das maiores do Nordeste

Ficamos também impressionados com o aglomerado de gente ocupando os espaços no meio da pista e das calçadas ao longo da Av. Alberto Nepomuceno, no Centro da cidade, no local que, em pouco tempo, vai se tornando a maior feira ao ar livre como ponto forte de confecções do Estado, e uma das maiores do Nordeste, denominada Feira da Madrugada.

byJFParanaguá

Vista parcial do interior…

byJFParanaguá

…do Mercado Central

Uma multidão de vendedores e pessoas vendendo todo tipo de roupa. Pra quem gosta de compras é uma excelente opção. São dezenas de lojas e uma infinidade de feirantes espalhados nas ruas e galpões da rua e arredores vendendo langeries, roupas íntimas pra homens e mulheres, vestidos, calças, bermudas, acessórios diversos, dentre outras com ótimos preços.

byJFParanaguá

Cmando da 10a. Região Militar, Avenida Alberto Nepomuceno

Aproveitamos a oportunidade para fazer algumas compras no Mercado Central. Depois pegamos um Uber com destino ao Parque Jardim Japonês, que estava fechado para reformas. Visto de longe é um espaço bonito.

byJFParanaguá

Vista do Parque Japonês em reforma, Avenida Iracema

byJFParanaguá

Trechos da Orla com obras de infraestrutura viária

O espaço é uma homenagem ao primeiro imigrante japonês no Ceará, Jusako Fujita, que mudou seu nome para Francisco Guilherme Fujita, pois fugia da II Guerra Mundial. Seguimos pela avenida, passando pela praça do Skate, com muitas intervenções artísticas, grafites e pichações, e a praça da estátua de Iracema do Mucuripe.

byShirley Paranaguá

Poses na escultura de Iemanjá….

byShirley Paranaguá

…ao lado do “Guerreiro Branco”…

byShirley Paranaguá

,,,e no totem publicitário Ceará

O local da escolha para colocar a escultura do artista plástico pernambucano Corbiano Lins, era onde Iracema contemplava o horizonte aguardando o retorno de seu amado, o “Guerreiro Branco”.

byJFParanaguá

Ambiente tão agradável que retornamos…

Finalizamos o percurso no Mercado dos Peixes por gostar dos pratos e do ambiente bem descontraído. Desta vez escolhemos a barraca Ana e Luiz, o Rei dos Cornos, Pratos e Porções, mas, por conta do atendimento diferente fomos para a barraca da Ana.

byJFParanaguá

…saboreando outros pratos…

byJFParanaguá

…de frutos do mar

Seguindo a tradição, optamos por lagosta com salada e farofa. Antes, Shirley degustou um prato de ostra fresca, saboreando cada uma delas.

byJFParanaguá

Tradicional feirinha de Iracema á noite…

À noite fomos até a Ferinha Beira-Mar, localizada em frente à Praia do Meireles, na avenida beira-mar. A feirinha é uma ótima opção de passeio e compras.

byJFParanaguá

..agita o bairro de Meireles, Avenida Beira-mar

São várias barracas vendendo artesanatos, castanhas, doces, bijuterias, artigos para decoração, eletrônicos. A movimentação de pessoas é muito intensa. De lá, seguimos para visitar o Centro Cultural Dragão do Mar, grande referência em cultura e arte da cidade. Está localizado em um dos bairros boêmios, próximo a praia de Iracema.

byJFParanaguá

Praça Cristo Redentor e…

byJFParanaguá

…Igreja Nossa Senhora da Conceição da Prainha, Avenida Leste Oeste, Centro

byJFParanaguá

Exposição do Museu Contemporâneo, Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Cultural dispõe de dois museus (Cultura Cearense e Arte Contemporânea do Ceará), biblioteca, teatro Dragão do Mar, Anfiteatro, salas de cinema e uma praça, local onde acontecem muitos eventos gratuitos. No entorno do centro existem diversos bares, restaurantes, além de uma área onde estão vários foods trucks.

byJFParanaguá

Foods Trucks próximo ao Centro Cultural Dragão do Mar

Divulgação

Jantar no Alma Gêmea Bar e Restautante: lugar agradabilíssimo

Depois de percorrer e fotografar grafites e estátuas de figuras ilustres cearenses, fizemos uma parada no Alma Gêmea Bar e Restautante, saboreando um delicioso prato de carne de sol com saladas. No retorno, planejamos para o dia seguinte alugar um carro para poder cumprir a nossa programação.

Terceiro dia. O aluguel do carro foi uma mão na roda. Visitamos vários lugares. Mas, desta vez, em nossa programação não constou Canoa Quebrada, Lagoinha e Jericoacoara. Ficou para outra oportunidade.

byShirley Paramaguá

Aluguel de veículo possibilitou conhecer outros pontos da cidade

A jornada começou cedo. Iniciamos pela Locadora, depois seguimos em direção ao centro. Primeiro passamos em frente ao Theatro José de Alencar, fechado para reformas.

byJFParanaguá

Theatro José de Alencar

Depois visitamos a catedral que estava aberta. A arrojada arquitetura com torres bem altas em estilo gótico-romano foi construída no lugar da Antiga Igreja da Sé.

byJFParanaguá

Vista da Catedral Metropolitana de Fortaleza

byJFParanaguá

Vista panorâmica do interior da igreja

Chama atenção a beleza dos vitrais no seu interior.

byJFParanaguá

Antigo vagão de trem funciona como espaço para café e biblioteca na Praça Luiza Távora

Dando seguimento ao roteiro, partimos para praça Luiza Tàvora, localizada no seio da Aldeota. Um lugar arborizado com playground, bicicletas, pista de skate, além de centro de artesanato.

byJFParanaguá

Antigo farol: uma das mais antigas edificações de Fortaleza

byJFParanaguá

Painel grafitado em parede de imóvel e…

byJFParanaguá

…escultura embelezam a Comunidade ServLuz

A caminho da praia do Futuro, tivemos a curiosidade de conhecer o antigo farol de Mucuripe – construção de alvenaria, madeira e ferro, em estilo barroco -, que fica nas imediações da área do porto e próximo da Comunidade ServLuz. O farol é considerado um símbolo histórico de Fortaleza, entretanto sofre com a situação de abandono. A parte externa e interna e todo o entorno tem várias pichações e bombs.

byJFParanaguá

Pintura do falcáo presente em espaços privados

A praia do Futuro é uma das ´praias mais frequentadas de Fortaleza. Existem muitas barracas com excelente infraestrutura ao longo da Orla. Também algumas precisando de melhorias. As mais frequentadas, por conta da estrutura, são a Crocobeach e Chico do Caranguejo, onde degustamos bolinho de camarão e caranguejo. O espaço é bem agradável, mesas em área sombreada por coqueiros e, pra quem curte, de frente para o mar. Além de restaurante, bar, espaço vip com piscina privativa, lojas e parque aquático. Vale a pena pintar por lá.

No meio da tarde seguimos em direção a Universidade Estadual de Fortaleza, no bairro Itapebi, com a finalidade de garimpar a intervenção artística no muro frontal do Campos existente na Avenida Dr. Silas Mungaba.

byJFParanaguá

Vista parcial do painel grafitado…

byJFParanaguá

…de autoria dos artistas Sandro Brasil e Márcio Careca…

byJFParanaguá

…transformam o visual do miro da Universidade Estadual de Fortaleza

O belíssimo mural cheio de cores de autoria dos artistas Sandro Brasil e Márcio Careca, contou com apoio da Administração da instituição.

Divulgação

Jantar no Cantina di Napoli: escolha acertadíssima

À noite saímos para jantar na tradicional Cantina Di Napoli, na Avenida Moreira, bairro Meireles. O estabelecimento bem italiano, acolhedor, bom atendimento, mesas cobertas com toalhas xadrex e velas dão um toque romântico. Como entrada, a buschetta a la moda di Napoli e, o prato principal, pedimos o filé à parmegiana o mais escolhido pelos frequentadores. E para brinda esse momento: o vinho italiano Lambrusco Rosso, da região de Reggio Emília.

byJFParanaguá

Fachada do Centro Fashion

Quarto e último dia. Tão logo tomamos o café, seguimos para o Centro Fashion. A informação de que funciona a partir das 7 horas, deveria ser cumprida pelos lojistas, porém a maioria só chega depois das 8 e meia.

byJFParanaguá

Área de desembarque de ônibus com turistas que visitam o centro comercial de confecções

O local é fantástico para compras de variados vestuários. São várias lojinhas distribuídas em quatro andares com muitas novidades e também muita mercadoria similar, sendo que nos andares superiores os produtos são mais caros. A disponibilidade de tempo é muito importante para percorrer todo o centro. T

Divulgação

Livros foram doados…

Divulgação

…para biblioteca pública de Fortaleza e…

Divulgação

…biblioteca de Ates Visuais do Centro Cultural Dragão do Mar

Também estivemos nas Bibliotecas Pública Governador Menezes Pimentel e na Artes Visuais Lenilson – Centro Cultural Dragão do Mar, para fazer a doação dos exemplares do livro de minha autoria “A Arte na Rua – Resgate de Intervenções Artísticas Urbanas de Salvador.

byShirley Paranaguá

Museu da Indústria: Aponto a pintura de Monalisa do artista @alemão.art presente…

O próximo passo foi o Museu da Indústria, localizado em frente ao Passeio Público e próximo do Centro de Turismo. No museu está a exposição “Novos Olhares para Monalisa”, composta por mais de duas centenas de releituras da tradicional obra de Leonardo da Vinci,

byJFParanaguá

…entre outras releituras da obra de Leonardo da Vinci

em diferentes técnicas e estilos de pinturas, gravuras, esculturas, bordados, dentre outros. O valioso acervo faz parte da coleção pessoal da médica Veridiana Brasileiro, que homenageia Leonardo da Vinci pelos 500 anos da sua morte em 2019.

byJFParanaguá

Centro de Tursmo: vista parcial da lateral do prédio…

Até chegar ao Centro de Turismo, passamos pelo Passeio Público, inclusive no seu interior tem uma árvore africana Baobá, depois o prédio da Santa Casa da Misericórdia e, por fim, o centro abrigado numa antiga cadeia pública.

byJFParanaguá

…e praça interna da antiga cadeia

O prédio erguido em 1866, possui uma arquitetura neoclássica com linhas sóbrias totalmente reformuladas, portões de ferro, um jardim bem cuidado, além 180 lojas de artesanato e outros artigos típicos da culinária cearense.

byJFParanaguá

Lojas de confecções funcionam em antigas celas

No final da tarde fizemos o check-out no hotel e optamos por pegar um táxi e dispensar o transfer da CVC. A experiência na chegada não foi das melhores.

Divulgação

Área de embarque para Salvador, aeroporto de Fortaleza

Tchau Fortaleza! De volta à cidade de Salvador.

(Fotos: byJFParanaguá, Shirley Paranaguá, Ariel e outros. Direitos reservados. Denuncie abusos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *