Giro pela Europa II: um olhar sobre o grafite – Mestre/Veneza

Grafite em Mestre

Grafite em Mestre

Nossa viagem pela Itália só terminará quando chegarmos a Bolonha. Permanecemos em Riva del Garda por mais três dias, devido a proximidade com Mestre/Veneza, Verona e Modena/Maranello. No post desta vez, escrevo sobre Mestre e o passeio pelas ilhas de Veneza, Murano e Burano. Logo após o café, seguimos com destino a Mestre, fazendo o percurso inverso da nossa chegada a Riva. O trecho até a rodovia principal é uma subida sinuosa e estreita, necessitando de muita atenção dos motoristas.  A localidade de Mestre está situada em terra firme e pertence ao município de Veneza. Por quatro vezes, em anos diferentes, foram realizados referendos populares para separar Mestre de Veneza. Há um projeto para criar duas comunas (municípios), mas os cidadãos foram contrários a separação.                                                                                                                                                                                                                                                      Depois de estacionarmos o veículo, pegamos um ônibus e seguimos até o local onde fica a residência do amigo de Pietro Gallina, o músico e compositor Eddy De Fanti. Ele também é um dos vocais, toca guitarra e percussão na Magical Mystery Orchestra de Mestre. No trajeto a pé, do ponto até a morada de De Fanti, encontrei um bomb, dentre outros, inclusive em Veneza. Ao chegarmos a casa dele ficamos sabendo que iríamos para Veneza em sua lancha (mostoscafo). Fotos: JFParanaguá. (Denuncie abusos. Direitos reservados).

 

Vista do canal principal de Veneza

Vista do canal principal de Veneza

As pontes chamam atenção pelos detalhes da arquitetura

As pontes chamam atenção pelos detalhes da arquitetura

A viagem tornou-se ainda mais emocionante. Conhecer Veneza pela primeira vez e de lancha transformou minhas expectativas em realidade em torno do lugar, porque só conhecia através de filmes, como sendo uma cidade romântica, onde os casais passeavam nas gôndolas e nos noticiários sobre os carnavais e festivais de cinema. Minutos depois estávamos a bordo navegando nas águas do grande canal banhado pelo mar Adriático, desfrutando de uma vista privilegiada, passando por inúmeras pontes, inclusive a famosa Ponte dos Suspiros, – lembrei-me de Recife, conhecida como a Veneza brasileira -, que chamam a atenção pelo encanto que dão à cidade; cruzando com mostoscafi (lanchas de polícia, ambulância, táxi); vaporetto (balsa de passageiros); gôndolas com turistas; dentre outros. 
Gândola: uma das atrações de Veneza

Gândolas: uma das atrações de Veneza

A visão que tive de dentro da lancha navegando pelo canal principal me deixou encantado pela beleza da arquitetura dos prédios e igrejas. Não perdi um detalhe sequer, registrando tudo a minha volta, até as intervenções urbanas gravadas nos tapumes de obras e paredes dos imóveis localizados às margens do canal.

Embarcações navegam respeitando o sentido obrigatório

Embarcações navegam respeitando o sentido obrigatório

Como a viabilidade urbana é feita quase na totalidade por meio da água, as normas do tráfego marítimo são cumpridas. Vou citar alguns exemplos: como não existem sinaleiras nos cruzamentos de canais, é obrigatório parar e observar através de um espelho existente no lado contrário do canal a aproximação de outra embarcação; a redução da velocidade ao cruzar com embarcações menores ou a remo e; o respeito aos sentidos de navegação nas travessias para outras ilhas.

Prédios e ...

Prédios e ...

 

.. igrejas formam um belíssimo cenário

... igrejas formam um belíssimo cenário

Este blogueiro e Eddy De Fanti em frente a trattoria

Este blogueiro e Eddy De Fanti em frente a trattoria

Não fizemos parada em Veneza. As surpresas ficaram para Burano e Murano. Não me recordo exatamente, mas sei que em determinado ponto da rota para a ilha de Burano, De Fanti fez uma parada em frente a Trattoria alle Vignole. No local, além de degustarmos uma variedade de cichetti (tira-gostos) de frutos do mar, tivemos o privilégio de ouvi-lo tocar violão e  interpretar canções em italiano e La Bamba de Trini Lopez.
A torre inclinada e ...

A torre inclinada e ...

... as casas coloridas são pontos turísticos de Burano

... as casas coloridas são pontos turísticos de Burano

Mesmo de longe já era possível vislumbrar a torre inclinada e uma das características principais de Burano, que é a diversidade do colorido das casas, fazendo-me lembrar do bairro La Boca em Buenos Aires, Argentina. Claro que há uma grande diferença, porque em La Boca as fachadas das residências são pintadas de várias cores pelos moradores aproveitando restos de tinta. Relatos dão conta que a ilha é o paraíso dos artistas. Além da atividade pesqueira, o turismo é outro ponto de destaque, sobretudo a arte da renda, uma antiga tradição que nasceu no século XVI.

Al Gatto Nero bastante  frequentada pelos venezianos e turistas

Al Gatto Nero bastante frequentado pelos venezianos e turistas

É difícil encontrar vaga para atracação. Muitas embarcações estacionadas ao longo do canal, que compreende a rua principal. Desembarcamos no lado oposto, atracadouro dos barcos de pescadores. Com tempo livre definido aproveitei o clima que estava perfeito para a caminhada e fui comprovar se Burano era mesmo muito linda. Como se diz em italiano “è vero” (é verdade). É gostoso andar pelas ruelas. Você se sente atraído pelo cenário das cores fortes e pastéis das casas, das diferenças de alturas dos imóveis, contracenando com as peças de roupas secando nas janelas, além do movimento de turistas de várias partes do planeta. No retorno encontrei o grupo na Trattoria Al Gatto Nero de Ruggero. O restaurante se destaca pelos frutos do mar frescos e pelo peixe assado. Bastante agradável, chama atenção a decoração, os lustres, os quadros. Tivemos um atendimento de celebridades. Afinal, estávamos na companhia do músico Eddy De Fanti, um dos componentes da Magical Mystery. Depois de saboreamos alguns crustáceos, serviram o prato principal que me fez lembrar a Mariscada (crustáceos, lagosta, camarão, lula, polvo) da minha cidade. Gostei tanto que repeti o prato.

Murano: famosa pela prdução de vidros artísticos coloridos

Murano: famosa pela prdução de vidros artísticos coloridos

De volta à lancha, seguimos para Murano, uma das mais pitorescas ilhas da lagoa veneziana e conhecida pela famosa produção de artísticos mosaicos de vidros coloridos e trabalhos diversos como estátuas, flores, colares, taças, vasos, enfim, tudo o que você pode imaginar eles fazem com vidro. As fábricas de vidro datam do século XIII.

Obra de arte feita em vidro

Obra de arte feita em vidro

Passamos em frente da belíssima obra de arte em vidro, principal cartão postal do local. Enquanto a lancha seguia o curso do canal, era surpreendido com os reflexos das casas que produziam na água. Desembarcamos numa área com várias lojas de produtos feitos em Murano. Com tantas coisas bonitas à mostra nas vitrines das lojas, não resisti e comprei uns colares para minha mulher, lindos por sinal, mais caros.

Um dos prédios imponentes da laguna

Um dos prédios imponentes da laguna

 

De Fanti autografa o CD Acqua Alta

De Fanti autografa o CD Acqua Alta

No final da tarde retornamos para Mestre. Do passeio pelas ilhas de Veneza, guardo os momentos emocionantes, as recordações de cada lugar visitado, além dos presentes do amigo Eddy De Fanti: o DVD da Magical Mystery Orchestra/The Mystery of Sgt. Pepper, show realizado no Teatro Toniolo/Mestre e o CD Acqua Alta autografado com ritmos de salsa, merengue e mambo. Veja um flash do show da orquestra no endereço a seguir:                                                                                                                                                                               http://www.youtube.com/user/MagicalMysteryO/videos

1 comment for “Giro pela Europa II: um olhar sobre o grafite – Mestre/Veneza

  1. Cássia
    6 de fevereiro de 2012 at 19:41

    Parabéns meu primo! Ficou demais!!!! Eu não conhecia esses detalhes de Veneza. Depois quero saber mais desta experiência!

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *