Giro pela Europa: um olhar sobre o grafite I

Bombs, tags e personagem: cenário nos trechos da linha férrea na cidade de Paris

Bombs, tags e personagens: cenário nos trechos da linha férrea na cidade de Paris

Neste post quero compartilhar com os leitores os momentos emocionantes, experiências e sensações vividas durante as viagens de intercâmbio cultural que participei em 2008, 2009 e maio deste ano, integrando uma delegação oficial organizada pelo Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE) e o Projeto Grafita Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Laser – Secult.

Começarei a conduzi-los nesse primeiro giro pela Europa, passando por Paris, Bagnolet e Marseilhe na França, Frankfurt, Wiesbaden e Limburg na Alemanha, Barcelona na Espanha e Roma na Itália, em companhia de Pietro Gallina, presidente do ICBIE, Edvandro Castro “Tucunaré”, coordenador do Projeto Salvador Grafita, além dos grafiteiros Júlio Costa, Lee27 e Pinel. A viagem foi muito enriquecedora do ponto de vista cultural e turístico, principalmente na companhia do amigo professor de história da arte e jornalista Pietro. Através de seus relatos fiquei sabendo dos acontecimentos históricos, fatos marcantes, hábitos, gastronomia, cultura e a arte européia.

Independentemente dos compromissos oficiais, visitas a museus, castelos, igrejas, esculturas, monumentos; degustação das delícias da culinária local acompanhado de excelentes vinhos; reencontro com amigos; registros de pinturas dos grafiteiros baianos interagindo com artistas de outros países, fui um observador atento com o olhar voltado para os grafites, na sua maioria “bombs”de “tags” em vagões de trens e caminhões baús, além de frases de protestos nos muros residenciais, balaustradas e casas comerciais.

Ao cruzar o oceano me deparei com uma realidade bem diferente da nossa. É impressionante o fluxo de passageiros e a quantidade de aeronaves que decolam e aterrisam no aeroporto Charles De Gaulle em Paris (França). Uma infra-estrutura de fazer inveja aos aeroportos de algumas cidades brasileiras. Outro fato que me surpreendeu: o tempo gasto nas viagens cruzando as fronteiras dos países. As auto-estradas são fantásticas! Você tem a certeza de chegar ao destino no horário. Sinalização perfeita, sensores e indicações com placas de velocidades permitidas e sem buracos nas pistas. Dá prazer viajar!

byJFParanagua

Viagem segura: placas luminosas com limites de velocidades e informações diversas

O meio de transporte que utilizamos de Paris até Barcelona na Espanha foi uma Van da Fiat. Percorremos aproximadamente 2.500 Kms. Vários pedágios. Em todo trajeto não vi barracas, nem pedestres, nem animais ao longo das auto-estradas. Não vi fazendas com centenas de cabeças de gado nos pastos. Alguns proprietários criam um número pequeno de animais, em torno de 10 a 15. As extensas áreas de terra são de plantios de parreiras e oliveiras, dentre outras culturas.

O belíssimo cenário muda de acordo com cada região. O clima no final de abril e início de maio ainda está muito frio. Tive dificuldades para adaptar-me as variações de temperatura. Em Limburg, na Alemanha, por exemplo, chegou a 0ºC. O grande lance foi tomar todas as precauções, seguindo as dicas de um amigo para evitar o choque térmico.

 Os comentários serão divididos em três partes e ilustrados com as melhores imagens.

Denuncie abuso.

Direitos reservados.

(À esquerda) Pinel, Lee27, Paranaguá, Tucunaré e Júlio no Aeroporto Charles De Gaulle

O voo direto de Salvador/Paris durou aproximadamente 11 horas. Do Aeroporto Internacional Charles De Gaulle, seguimos para o Hotel Le Chapelle, na cidade de Bagnolet, localizada no subúrbio oriental, departamento Seine-Saint-Denis, região Ilê-de-France, próximo ao centro parisiense.

Paris, a cidade mais charmosa e elegante do mundo. O tempo instável não atrapalhou muito, mas, no meu caso, procurei não me descuidar. Vocês verão os meus trajes em algumas situações. No centro não vi um grafite elaborado. Muito “picho” com frases e bombs em caminhões baús, vagões de trens e nas paredes ao longo das vias férreas. A repressão policial é muita rígida. Tudo acontece na madrugada.

Torre Eiffel: durante o dia a visão é monumental...

Torre Eiffel: durante o dia a visão é monumental…

Iluminação da Torre Eiffel é um espetáculo a parte

…À noite, um espetáculo a parte

Torre Eiffel, chamada carinhosamente pelos parisienses de “A dama de Ferro”. Indiscutivelmente um dos monumentos mais visitados em todo o mundo e o principal cartão postal de Paris. A beleza arquitetônica com seus 324 metros de altura é algo majestoso. O cansaço impediu-me de subir pelas escadas (a emoção deve ser bem maior do que a subida pelo elevador) até a terceira plataforma. Um dado histórico: ela  foi erguida por Gustave Eiffel em 1889, como principal atração da Exposição Universal de Paris.

Tucunaré e este blogueiro emfrente a Catedral de Notre Dame

Tucunaré e este blogueiro em frente a Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame é o marco da peregrinação do mundo medieval desde o século XII. Uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Na imponência da sua arquitetura se destacam a grande rosácea na parte superior e os três pórticos esculpidos no nível inferior da fachada principal: o central, “Portal do Julgamento”, ligeiramente em altura dos laterais; à direita, “Portal de Santa Ana” e; à esquerda, “Portal da Virgem”. Na entrada, o segurança – sem muita cerimônia – barra os turistas que estão de chapéu ou boné. O interior da catedral é algo de fascinante, com um vasto espaço em comprimento, altura e grossas colunas nas arcadas da nave e do coro.

Vista panorâmica da "Colonne de Juillet" na Praça da Bastilha

Vista da “Colonne de Juillet” na Praça da Bastilha

Praça da Bastilha.Erguida no mesmo local onde funcionava a  antiga prisão política do Império Francês, destruída pelos insurgentes durante a Revolução Francesa de 1789. Hoje é um importante ponto turístico de Paris, com vários bares, palco de diversos shows e eventos culturais. A garoa atrapalhou e não pude ser mais detalhista no registro da Colonne de Juillet (Coluna de Julho), que foi erigida em homenagem à revolução de julho de 1830. Para fugirmos do frio e descansarmos da caminhada, a solução foi entrarmos em um dos bares com aquecedores e saborearmos um delicioso café bem quente mesclado com leite.

Show de luz e beleza...

Show de luz e beleza nas vitrines…

...do boulevard mais chique da cidade

…do boulevard mais chique da cidade

Champs Eliseés, principal marco de Paris, o boulevard mais chique e caro da cidade. À noite, por conta da presença de muitas pessoas visitando o local, torna-se impossível encontrar vaga nos “parkings” (estacionamentos). A solução foi fazer o percurso de carro pelas avenidas com muito movimento de veículos, curtindo o espetáculo a parte, proporcionado pelas fachadas iluminadas dos edifícios históricos, lojas de produtos eróticos e o Mon La Rouge, um dos cabarés mais badalados.

Café Panis

Café Panis

Por sorte conseguimos um estacionamento subterrâneo próximo ao Café Panis, onde encontramos amigos de Pietro para um bate-papo.

"Bateaux Mouches" no Rio Senna

“Bateaux Mouches” no Rio Senna

O Museu D’Orsayfica nas imediações do Rio Senna, outrora importante via fluvial das embarcações transportando mercadorias. Da balaustrada contemplei o Bateaux Mouches repleto de turistas navegando pelo Rio Senna. Observado de longe o museu é discreto e sem fachada mirabolante. Valeu a pena conhecer o D’Orsay, mesmo enfrentando as longas filas para comprar o ingresso e outra para entrar no museu. Se por ventura retornar a Paris, não vou deixar de visitá-lo novamente.

byJFParanagua (15)

Vista do hall central do museu

Aqui, vou ter que fazer uma pausa para comentar sobre o D’Orsay inaugurado em 1º de dezembro de 1986, na gestão do presidente François Miterrand, sendo responsáveis pela adaptação da estação, os arquitetos Renaud Barbon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon. Instalado em uma antiga estação ferroviária construída em 1900, durante a transformação respeitou-se a arquitetura original, com destaque para o hall central. A decoração e o espaço interior são tão grandiosos que num primeiro tempo o público fica mais fascinado pelo museu em si que pelo seu acervo.

Detalhe do antigo relógio

Detalhe do antigo relógio

Escultura de Evan Gile

Escultura de Evan Gile

No nível 0, o cenário é surpreendente: esculturas, pinturas, desenhos, pastéis e fotografias do período antes do Impressionismo. O antigo relógio na parte superior do corredor central chama atenção pela sua beleza. Percorremos todos os níveis, observando detalhadamente o conjunto de belas-artes dos anos 1848 a 1914, relacionadas às fases dos movimentos do Impressionismo, Academicismo, Naturalismo, Simbolismo, Arte Nova e o Pós-Impressionismo. Pietro, pacientemente, explicava-nos com minúncias as pinturas de Cezanne, Courbet, Degas, Manet, Monet, Renoir, Matisse, Gaugin, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Munch e as esculturas de Maillol, Rodin, Camille Claudel, Giacometti, dentre outros.

(E) Pietro, Gilbert, Kongo, Paranaguá, Tucunaré e Veronique no estúdio na MAC

(E) Pietro, Gilbert, Kongo, Paranaguá, Tucunaré e Júlio no estúdio na MAC

Depois de cumprida a programação turística, visitamos o grafiteiro Kongo no estúdio da Mac Crew, em Bagnolet. Em seguida, estivemos na “Le Parc 19 du Mars” (O Parque 19 de Março), local onde realizou-se uma das edições do Festival Kosmopolite, com a participação de grafiteiros de várias partes do mundo. Os grafites em Bagnolet não são diferentes da cidade de Paris. Também há repressão. A pichação é terrível, com frases e bombs.

byJFParanagua

Fachada do atelier: painel pintado pelos grafiteiros da MAC

Fachada do atelier: pintura do painel com os grafiteiros do projeto e da MAC

Já na área onde fica o atelier da Mac, as intervenções são permitidas. Grafites bem elaborados embelezam as fachadas das residências, inclusive a do atelier.

Posteriormente transformado em outro belíssimo painel grafitado pelos artistas anfitriões Kongo, Gilbert e Lazoo e os baianos Pinel, Júlio Costa e Lee 27.

byJFParannagua

Código dos baianos: não ouço, não vejo, não falo

O prefeito da Comuna de Bagnolet, Marc Everbec (acredito que ainda seja ele), de passagem pelo local, elogiou o painel e ainda pousou para fotos ao lado dos artistas e visitantes.

byJFParanagua

Júlio, Paranaguá, Lee27, Kongo, Prefeito Marc Everbec na companhia de um assessor, Pinel e Tucunaré

Pinel

Jantar de despedida no apê de Veronique

Foi no capricho o jantar organizado pela amiga e anfitriã Veronique Gob em seu apartamento, comemorando a nossa despedida de Paris. Ao fim de saborearmos alguns pratos de entrada acompanhados de um excelente vinho francês, a turma degustou o frango a molho pardo, uma especialidade da cozinha caribenha, preparado com muito carinho por sua mãe Romaine.

byJFParanagua

Apresentação do projeto para os alunos da EEFICOM

No dia seguinte, estivemos na EEFICOM reunidos com os alunos do curso Superior de Design, apresentando o Projeto Salvador Grafita, através de filme institucional e distribuição de folheterias, além de conhecerem as atividades de cada integrante da comitiva. Pela tarde, seguimos para Limburg, na Alemanha.

byJFParanagua

Grafite em uma das vielas estreitas de Limburg

A viagem foi muito cansativa. Ficamos hospedados nas casas de amigos de Pietro, a professora de arte e artista plástica Renate Kuby e de Steve Witthon (integrantes da Associação Lanh Artists e membros do ICBIE), na localidade rural Kalthozhausen.

byJFParanagua

Caminhada matinal em Kalthozhausen

Nesta época do ano faz muito frio. Para se ter uma idéia, os colchões e cobertores que usamos eram recheados com palhas secas de um tipo de árvore para aquecer o corpo. A hospitalidade deles deixou saudades, principalmente a alegria contagiante e extrovertida de Steve.

Construções estilo enxaimel

Construções estilo enxaimel

Limburg é o oitavo distrito do estado de Hessen, Alemanha. Uma maravilhosa cidade velha com um dos centros medievais alemão mais preservados. Para você curtir a beleza do lugar, o jeito é caminhar pelas vielas estreitas e ingremes que são ladeadas por edifícios em estilo enxaimel.

byJFParanagua

Prefeito Martin RIchard (terno cinza) recepciona a comitiva baiana

O primeiro contato foi com o prefeito Martin Richard. Após a reunião, continuamos o nossso percurso em direção ao ponto mais alto da cidade, apreciando os encantadores edifícios, datados do séculos 13 e 18 – muitos deles funcionando como lojas modernas, cafés e restaurantes – , até chegarmos a Catedral de St George, com suas 7 torres coloridas, construída no fim do período romântico, já sendo influenciada pelo estilo gótico.

Catedral de St George

Catedral de St George

O interior é muito lindo com os arcos do coro com figuras de apóstolos, profetas e santos; as pinturas afresco medievais que foram encontradas durante a restauração; a abóboda da nave central, representando o cosmo: Água e Terra; muitos vitrais; a pia batismal que data da época da construção e continua em uso até hoje.

byJFParanagua

Iris-Pub: coleção de drinks, música e ótima atmosfera

O pit-stop para descansar da caminhada foi no Iris-Pub, de um amigo de Steve. Para aliviar o calor (o tempo deu uma trégua) saboreamos uma cerveja preta, tipicamente alemã, servida nas “serpentinas douradas”, ao som do solo de Mark Kinofler da banda Dire Straits.

byJFParanagua

Blogueiro mostra sua arte aprovada pela professora Renate Kuby

byJFParanagua

Edvandro e o seu peixe tucunaré

Já na Lanh Artists, sob orientação de Renate, fizemos alguns esboços a lápis e tinta óleo.

Detalhe da pintura de  de Júlio Costa e Lee27

Detalhe da pintura de Júlio Costa e Lee27

Detalhe da pintura de Pinel e Júlio Costa

Detalhe da pintura de Pinel e Júlio Costa

Logo depois, Pinel, Lee 27 e Júlio começaram a grafitar um velho furgão, modelo Wolks, de propriedade de um dos membros da Lanh Artists.

Pinel

Pausa para foto antes do churrasco

No final, degustamos um churrasco preparado por Steve, num clima descontraído e alegre com a presença de vários amigos.

Wisbaden: casarões e conteiners desativados viraram suporte para grafiteiros

Wiesbaden: casarões e conteiners desativados viraram suporte para grafiteiros

No dia seguinte estivemos rapidamente em Frankfurt fazendo compras. Depois seguimos para Wiesbaden, onde aconteceu a pintura de um painel com os grafiteiros do projeto e os alemães Senk1 e Knsk13 e Renate Kuby, numa área com vários casarões velhos transformados em “Hall of Fame”.

Hora do lanche

Hora do lanche

byJFParanagua

Grafiteiros alemães agachados (à esquerda e no centro) com o grupo baiano

Artista como “Os Gêmeos”, entre outros, reconhecidamente famosos marcaram suas presenças nos velhos casarões e containers.

Uma das belas obras de arte no "Hall of Fame" em Wiesbaden

Uma das belas obras de arte no “Hall of Fame” em Wiesbaden

Um deles por exemplo, retratou cenas de um período triste da história da Alemanha, pintando prisioneiros embarcando nos vagões de trens para os campos de concentração.

Grafite no "Hall of Fame" em Marselle

Grafite no “Hall of Fame” em Marseille

Não me recordo o tempo gasto de Limburg até Marseilhe. A curta permanência de um dia e meio não deu pra conhecer muito bem a segunda maior, a mais antiga e a terceira mais populosa cidade francesa.

Pinel

Cenário do velho porto é muito lindo

Comenta-se que uma das coisas mais bonitas em Marseille é a tonalidade azul do Mar Mediterrâneo. Não posso confirmar esse fato. A “garoa” mudou o cenário. Mas, valeu à pena fazer uma caminhada pelo centro, passar pelo Velho Porto ou “Vieux Port” e admirar os belíssimos e majestosos iates e uma quantidade surpreendente de embarcações turísticas, além de barcos de pescadores no entorno do maior porto comercial que está situado no sul da França, na costa do Mediterrâneo.

Mensagem de protesto

Mensagem de protesto

Lá, também, tem um “Hall of Fame”. Apesar desse espaço, encontrei várias pichações em forma de mensagens nas paredes de casas comerciais, inclusive nas calçadas.

Grafite na área próxima ao Mercat Sant Josep de La Boqueria

Grafite na área próxima ao Mercat Sant Josep de La Boqueria em Barcelona

Barcelona.O Sol foi uma bela recepção de boas-vindas durante a nossa estadia namaior cidade e capital da comunidade autônoma da Catalunha, no Nordeste da Espanha, e a maior metrópole da Europa. Do time de futebol catalão, o “Barça” de Carles Puyol – sou admirador da raça desse jogador –, um dos craques da seleção espanhola campeã da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Sede do Banco Central de Barcelona

Sede do Banco Espanhol de Crédito

Ficamos hospedados na região da Catalunha, próximos a residência de nossa anfitriã francesa Veronique, responsável pela programação das atividades de grafites no Hostel Art/Shaping your ideas e do tour pelos principais pontos turísticos. Ah, e o delicioso jantar “Vedella a la Plancha” com batatas e berinjela e uma massa preparados por ela e Pietro, acompanhado de um bom vinho espanhol.

byJFParanagua

Veículos são alvos dos pichadores

Em Barcelona o grafite também está proibido. Por conta da repressão, as pichações (tags e bombs) são encontradas em grande número em tapumes de construções, veículos, fachadas de prédios etc. Já os grafites bem elaborados nas portas de estabelecimentos comerciais são autorizados pelos proprietários, desde que sejam comunicados previamente as autoridades. O Hostel foi um exemplo disso.

byJFParanagua

(E) Pietro, Tucunaré, Paranaguá, Celeste, Júlio, o catalão Chan, Veronique, Pinel, Lee27 e o painel no fundo pintado pelos grafiteiros do projeto

byJFParanagua

Grafiteiro Chan (centro) interage com as pinturas de Pinel e Júlio Costa

 O terraço do albergue, um “Hall of Fame” em pequena escala, com grafites de outros artistas espalhados pelas paredes ganhou dois belíssimos painéis pintados pelos artistas do Projeto Salvador Grafita, sendo um com a participação do grafiteiro catalão Chan.

byJFParanagua

Vista panorâmica da Catedral da Sagrada Família

O tour a pé começou pelo centro da cidade na companhia da belíssima catalã Kelly e da jornalista Celeste Chia, amigas de Veronique, passando pela Sagrada Família, um dos principais pontos turísticos de Barcelona, considerada por muitos críticos da área como a obra mais famosa do arquiteto António Gaudí. A beleza arquitetônica é algo de fantástico. O templo tem três grandes fachadas: a Natividade – inclusive com a cripta, foram consideradas pela Unesco como Patrimônio Mundial – , quase terminada com Gaudí ainda em vida, a da Paixão, iniciada em 1952, e a da Glória por realizar-se. Estima-se que a obra, que ainda se encontra em construção, poderá levar no seu coro 1.500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos;

byJFParanagua

Casa Batló: outra belíssima obra de Gaudí

a Casa Batlló, outra belíssima obra que Gaudí realizou, situada no Paseo de Grácia, numa das mais movimentadas avenidas da cidade. Em Barcelona, a casa é conhecida como A Casa dos Ossos, devido ao formato dos balcões exteriores.

byJFParanagua

Terminal do porto

Descendo o Paseo de Grécia, chegamos na Praça Catalunha, principal monumento da cidade. Em frente ao monumento está a rua La Rambla, uma das mais antigas da cidade, ligando o centro a zona portuária.

byJFParanagua

Artistas de rua presentes…

byJFParanagua

…no boulevard La Rambra

Continuamos o passeio pela passarela do pictoresco boulevard La Rambla seguindo uma multidão de turistas até o terminal do porto, observando os artistas de rua fazendo milhares de coisas, bares aconchegantes e bancas de flores.

byJFParanagua

Monumento de Cristóbal Cólon (Cristovão Colombo)

No final da La Rambla, em frente ao mar e perto do porto, avistamos o monumento a Cristóbal Cólon (Cristovão Colombo), apontando com uma das mãos para a rota que fez em direção à América. Essa é uma das versões contraditórias. Existem três correntes de opiniões diferentes sobre a intenção do autor do monumento.

Pietro Gallina

Shell (à esquerda): simpatia, elegância e excelente anfitriã

O passeio continuou até o restaurante chamado Organic, de propriedade dos pais de Shell, cujo slogan bem criativo, é “organic is orgasmic”. Um espaço amplo, tranqüilo e de bom gosto. A especialidade da casa: cozinha mediterrânea e multicultural. Buffet livre de saladas, pizzas caseiras, pratos quentes e combinados, entre outras opções. Um detalhe interessante: eles usam “productos biológicos, agua microfiltrada y “ (como reforço na mensagem)“Mucho amor, Molí d’Amor, Lots of Love” Comemos bem, a fim de repormos as energias. Após um suco de frutas bem gelado para amenizar o calor, por sugestão de Shell, seguimos em direção a Plaza Sant Felipe Neri, localizada no bairro Gótico, no centro histórico.

Marcas das balas podem ser vistas na parte inferior da fachada da igreja

Marcas de balas podem ser vistas na fachada da igreja

O local é tranquilo e agradável em períodos festivos. Mas nos feriados quando os restaurantes estão fechados, fica cheio de vagabundos. Pra sorte nossa foi um dia da semana em que os restaurantes estavam abertos. Atualmente na praça existe uma igreja barroca, construída em 1752, projeto do arquiteto Pere Bertan, com uma história bastante triste durante a guerra civil espanhola. Ainda podem ser vistos vestígios de balas de metralhadoras na parede frontal da igreja.

byJFParanagua

Mercat de La Boqueria: parada obrigatória dos turistas

Não ficava bem irmos embora de Barcelona sem conhecermos a bela construção do Mercat de Sant Josep de La Boqueria e ficar por dentro da culinária. Início de noite, o mercado estava movimentadíssimo. Parada ideal para repor as energias depois de longa caminhada pela cidade. Enquanto o grupo procurava um local pra ficar, dei um rolé pelo interior do mercado. Achei uma semelhança com o Mercado Municipal de São Paulo. Muitos bares, restaurantes e barracas de frutas e verduras diversas. Em cada restaurante ou bar tem uma variedade de pratos.

Pinel

Sinal de satisfação confirma a qualidade dos pratos

No meu retorno encontrei o grupo em um restaurante, sugerido por Kelly. Experimentei diferentes pratos: tapas, frutos do mar e outras iguarias.

De Barcelona, eu, Pietro, Lee27 e Pinel seguimos para Roma. Júlio ficou e Edvandro “Tucunaré” retornou para Salvador.

Lee27

Aeroporto de Barcelona: embarque para Roma

byJFParanagua

Obras de arte embelezam as paredes do Viaduto no bairro de Trastevere

Roma. Durou apenas duas horas o voo de Barcelona até a capital da Itália, cruzando os Mares do Mediterrâneo e Tirreno. No terminal ferroviário do aeroporto, embarcamos com destino a Estação de Trastevere.

byJFParanagua

Vagões de trens: alvo preferido dos grafiteiros e pichadores

O visual dos vagões com bombs de tags não é diferente de outros lugares. No interior, pichações em várias partes. Além das áreas próximas das estações que são os alvos preferidos dos grafiteiros italianos.

byJFParanagua

Intervenções na parte antiga de Roma

A Itália é o país com maior rigidez contra os grafiteiros ou pichadores. Apesar dessa proibição, existem algumas comunas (municípios) que permitem mutirões de grafites. Durante o trajeto, dois fatos me chamaram atenção: a sisudez dos passageiros e o hábito da leitura.

byJFParanagua

Bonde elétrico: uma das opções de transporte urbano na parte antiga da cidade

Após adquirirmos os “bigliettos” (passagens), seguimos no metropolitan (bonde elétrico) até a parada próxima ao local da hospedagem, situada no bairro de Trastevere – famoso pela qualidade excelente dos restaurantes -, na parte antiga de Roma. Viajamos e saltamos sem apresentar o “biglietto”. O correto é estar com a passagem em mãos no momento em que o fiscal solicitar. Agora, se você quiser dar uma de espertinho, viajando sem pagar. Cuidado! O constrangimento pode ser desagradável.

Nos quatro dias que ficamos em Roma deu pra perceber como o trânsito é caótico com engarrafamentos em vários pontos do centro da cidade, mas, não muito diferente de algumas cidades brasileiras, inclusive, Salvador atualmente. Mesmo assim, foi possível conhecer Roma de metrô e a pé, uma das opções mais agradáveis, tendo às vezes o Sol ou uma garoa fina como companhia. Insuportáveis são as sirenes de ambulâncias e viaturas de polícia.

byJFParanagua

(D) Pietro mostra o catálogo do Projeto Salvador Grafita a diretora Beth Pifanni e ao professor Roy Zimmmermann da AOSR

A primeira visita foi na AOSR – American Overseas School of Roma, onde fomos recebidos pelo nosso amigo e professor de Música Roy Zimmermann, acompanhado pela diretora, Beth Kempler Pifanni, e de outros membros da entidade.

byJFParanagua

Alunos observam os primeiros traços de Pinel e Lee27

Pietro, Pinel, Lee27, Roy e Paranaguá

Logo depois da apresentação do Projeto Salvador Grafita, os grafiteiros Lee 27 e Pinel pintaram dois painéis usando como suporte folhas de compensado, sob os olhares curiosos de alguns alunos e professores.Estivemos depois na residência de Pina, representante do ICBIE em Roma, que nos proporcionou uma noite agradabilíssima com um jantar de confraternização entre familiares, amigos e o “staff” do ICBIE.

Pinel

Embaixada Brasileira: emoção ao avistar a Bandeira Nacional

No dia seguinte, visitamos a parte antiga de Roma, cidade fantástica e de valor histórico inestimável. Tem arte e coisas interessantes por toda parte. É cansativo, mas valeu à pena fazer um tour a pé.

byJFParanagua

Praça de São Pedro no Vaticano

É uma sensação indescritível você ter a chance de descobrir ruínas milenares, monumentos e obras de arte a céu aberto, curtindo o que sobrou do antigo Império. Imaginem que coisa ruim é visitar esses monumentos históricos sem um guia ou alguém que explique com detalhes, o que aconteceu, o que era aquilo e etc.

byJFParanagua

Ruinas milenares a céu aberto atraem turistas de várias partes do mundo

byJFParanagua

Detalhe das arcadas do Coliseu

Para nós, isso não foi motivo de preocupação. Pietro estava conosco. Nascido em Roma e professor de história da arte, acredito que, recordando-se da época de excursões com seus alunos, fazia o mesmo percurso, passando pelo Foro Romano, Praça Campidoglio, Coliseu, Praça Navona, Fontana di Trevi, Praças de Veneza e Espanha, a Praça São Pedro e a Basílica de mesmo nome, ambas no Vaticano, o menor estado independente no planeta, obeliscos e outros tantos pontos turísticos. À noite, aceitamos o convite de Pietro para comer uma pizza em Trastevere.

byJFParanagua

Coliseu: um dos locais mais visitados pelos turistas

byJFParanagua

Pizza napolitana: especialidade da casa

Apesar da noite fria não dispensei uma cerveja Nastro Azzurro, saboreando os pedaços como se fossem sanduíches, sem garfo e faca.

Lee27

Pietro seguiu a tradição e nós fomos de garfo e faca

byJFParanagua

Rubesco rosso: uma marca exclusiva da Lungarotti

byJFParanagua

Barris de Carvalho: envelhecimento dos vinhos com mais qualidade

No penúltimo dia em Roma, Pietro, contando com ajuda de um grande amigo, o médico Concetto Saffeti, proprietário da Enateca Cul de Sac, organizaram uma visita a Fazenda e Cantine Lungarotti em Torgiano (Perúgia), Região da Umbria, onde fomos recepcionados por dois representantes da Lungarotti.

byJFParanagua

Explicações sobre o teste de resistência

Na companhia deles, passeamos pela área de plantio de uvas, e levaram-nos, depois, para conhecer os espaços de armazenagens com barris ou barricas de carvalhos; adegas; rotulagens e envazamentos dos vinhos Rubesco – rosso de Torgiano – uma marca exclusiva da Lungarotti.

Pinel

Pietro (calça clara) e o seu amigo médico Concetto (blazer azul), proporcionaram uma visita inesquecível a Cantine Lungarotti

No final da visita uma surpresa agradável: fomos convidados por um dos representantes da Lungarotti, amigo de Concetto, para almoçarmos no melhor restaurante italiano de Torgiano. O lugar aconchegante, com um serviço de primeira, estava lotado. Entre uma entradinha e outra – adoro o pão italiano – esvaziamos duas garrafas de vinho branco. Nas receitas mais encorpadas – degustamos três sabores diferentes – serviram-nos tinto. Ah, os vinhos foram da Lungarotti. Por fim, as sobremesas.

Infelizmente amigos, acabou. Partimos de Roma para Salvador, com conexão em Paris.

4 comments for “Giro pela Europa: um olhar sobre o grafite I

  1. Maria Luiza
    3 de outubro de 2010 at 07:56

    Olá Mano!!!
    Seguindo o seu olhar através da narração, inicio meu comentário com citações que considero importantíssimas em relação ao meu giro pela Europa. Você semeou o grão, dando continuidade para o crescimento de uma árvore, fazendo com que a as pessoas conheçam o valor do grafite. Tive a experiência de viver por muitos lugares no decorrer da leitura maravilhosa com a revelação histórica, geografíca, cultural e por que não dizer mundial? No tocante aos movimentos de 1800 a 1900 – a cidade mais linda e elegante do mundo – o seu fascínio pela descoberta – a exuberância dos locais – a intercultura se assim posso dizer dos artistas soteropolitanos e europeus – a repressão em alguns locais; a sua observação quando da circunspecção dos italianos – contrapondo, segundo minha opinião com o hábito da leitura. Leitura esta que nos conduz a viver emoções como: viajar, ver o mundo com outros olhos, entender, interpretar e prazeirosamente degustar de todas as delícias oferecidas por você, mano, de um momento único, impar, graças a Deus e aos seus amigos, companheiros de uma jornada histórica e geográficamente fabulosa.
    Parabéns!! Felicidades para você, extensiva a todos que contribuiram para o encantamento desta postagem. Um abraço do tamanho da Europa. Beijos sua mana, Maria Luiza Paranaguá.

    • 13 de novembro de 2014 at 00:03

      Realmente mto interessante sabe qui o graffiti brasileiro vai além dos horizontes da nossa nação!!!
      Mas património público histórico nao tem ki c pichado attack geral nos monumentos histórico!
      Ho sistema não respeita nois ensina Da pior forma possível
      Degrade ofende attack revolte c

      • 13 de novembro de 2014 at 16:17

        Leafhar, inicialmente agradeço-lhe pelo acesso ao blog e o comentário. Realmente o grafite brasileiro tem marcado presença em várias nações. No caso dos grafiteiros de Salvador (Bahia), alguns tem se destacado em alguns países. E foi uma grande oportunidade para os que estão citados no post, conhecerem e trocarem experiências com artistas locais. A publicação das pichacões fazem parte do meu trabalho, que é o de registrar o que vejo desse segmento nos locais por onde passei e circulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *