GRIPE SUÍNA

gripresuana_byjfparanagua1

Na última sexta-feira pela manhã (15), registrei o grafite de autoria do artista “Bigod” da Nova10ordem, na Avenida Caminho de Areia, bairro da Ribeira, Salvador (BA), ilustrando a GRIPE SUÍNA, que vem causando vítimas em várias cidades do mundo. Escolhí esse trabalho para postar um artigo com esclarecimentos sobre o assunto.A Gripe Suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas pode ocorrer através do contato animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que disseminou entre os homens e está causando uma epidemia no México. Desde o seu surgimento, a gripe já fez centenas de vítimas no México e em outros países, e muitas pessoas estão sob suspeita da doença. Na edição 2113 – nº20 da revista Veja, a matéria sob o título A LIÇÃO DA GRIPE SUÍNA, cita que o vírus se espalhou por 34 países, contaminou 7520 pessoas e fez 65 vítimas fatais. No Brasil, no fim de semana passada, havia oito casos confirmados de pacientes com gripe suína, nenhum deles em estado grave.

A gripe tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados. O vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína está descartada, desde que seja cozida a uma temperatura de 71 graus Celsius. Segundo informações, o vírus não sobrevive a essa temperatura.

Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, e também provocando vômitos e diarréias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *