João Pessoa, Paraíba: Férias com o olhar sobre o grafite!

Guardo com sabedoria o que li, certa feita, do educador, professor emérito e membro da Academia de Letras da Bahia Edivaldo M. Boaventura “quem viaja descobre, encontra, reencontra para depois contar. (…) As viagens via de regra despertam a vontade de registrar, de fixar cenários no papel, no filme ou na foto”. Com essa abertura dou início ao relato da minha viagem de férias.a cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Logo após o Carnaval de 2018, já com as malas prontas, zarpei com minha doce mulher Shirley e minhas filhas Iamani e Irani. Cansativo foram os voos. Seis horas e meia na ida via Rio de Janeiro e quase sete no retorno via Brasília.  No entanto, para as meninas tudo foi novidade e curtição: filmes e lanches no avião, doces Dunkin Donut’s e guloseimas consumidas nos aeroportos.

byJFparanaguá

Pintura do Infest Crew e da grafiteira Wicht na parede do imóvel situado entre a Ladeira Feliciano Coelho/Avenida da Glória, Centro Histórico

A cidade de João Pessoa está localizada na região nordeste e ostenta o legado de ser a terceira capital mais antiga do país. Dispõe de excelente programa cultural e turístico, com destinos inesquecíveis, como a vista do farol Cabo Branco, passeios as piscinas naturais da Ponta do Seixas, o colorido do casario do Centro Histórico, além da beleza da orla e das praias do litoral norte e sul.

byJFParanaguá

Farol do Cabo Branco: um dos cartões postais mais visitados de João Pessoa

byJFParanaguá

Vista panorâmica dp Anjos Praia Hotel

Optei pelo Anjos Praia Hotel, no bairro de Manaíra, utilizando o aplicativo Booking. Gostamos do espaço. Imóvel novo, ótima localização, apartamento confortável com vista para o mar, além do café da manhã bem sortido. À noite ajustamos o roteiro de visitação elaborado em Salvador pela minha caçula Irani, com alguns complementos já que eu e minha mulher estivemos em João Pessoa em épocas diferentes.

byJFParanaguá

Cruzeiro e fachada do Centro Cultural da Igreja de São Francisco, Centro Histórico

No primeiro dia fizemos o percurso de Uber até o Centro Histórico da cidade. Iniciamos o roteiro pelo Convento e Centro Cultural da Igreja de São Francisco. Logo na chegada, o cruzeiro chama atenção pela beleza arquitetônica, ponto de parada obrigatória para fotos. A igreja em estilo barroco é considerada a maior do país, segundo o guia Eduardo (carinhosamente chamado de Maroin) que nos recepcionou.

byIrani Paranaguá

Este blogueiro ao lado do guia Eduardo (Maroin)

byJFParanaguá

Pinturas em azulejos retratam cenas religiosas

No seu interior, apesar de não ter a beleza da nossa igreja em Salvador, internamente tem vários ambientes, o Claustro, a Sacristia e destaques para o balcão suspenso em madeira de lei e as pinturas em azulejos da Nave e do Altar-mor.

byJFParanaguá

Igreja de Santa Tereza de Jesus da Ordem Terceira do Carmo, na Praça Dom Adauto (Praça do Bispo)

byJFParanaguá

Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves

Ainda no Centro Histórico estivemos na Academia Paraibana de Letras, na Igreja de Santa Teresa de Jesus e na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neve.

byJFParanaguá

Lateral do Mosteiro de São Bento

byJFParanaguá

Fachada da Loja Maçônica

Na Avenida General Osório onde está o Mosteiro de São Bento nos chamou a atenção a vistosa fachada da Loja Maçônica.

byIamani Paranaguá

Com a filhota Iamani na Praça Rio Branco (Centro)

Próximo à Praça Barão do Rio Branco (Centro), degustamos um saboroso caldo de cana, acompanhado de deliciosos salgados.

No trajeto por ruas menos movimentada, aproveitei para garimpar intervenções urbanas, por sinal muitas delas antigos. Deste ano, só encontrei alguns na Praça do anfiteatro, imediações da Casa da Pólvora, Avenida Epitácio Pessoa,

byJFParanaguá

Destaque para a frase, lado direito do bomb: “Melhor está na parede do que sangue no chão”

byJFParanaguá

Bombs na Avenida Epitácio Pessoa

na Ladeira Feliciano Coelho com a Avenida da Glória e, dois bombs e um trabalho comercial na Avenida Epitácio Pessoa. Surpreendente é a quantidade de pichações em vários pontos da cidade, em prédios abandonados,

byJFParanaguá

Pichações em imóvel que foi sede de banco na Avenida Epitácio Pessoa

fachadas de imóveis, muros, suportes públicos, além das cidades litorâneas que visitamos. O estilo é quase semelhante aos riscos paulistanos e bastantes diferentes dos pichos de Salvador.

Cumprido o roteiro no CH, seguimos para orla de Tambaú. No local, programamos para o dia seguinte, um passeio turístico de catamarã a uma das piscinas naturais da Ponta do Seixas. Abro um parêntese para elogiar a beleza da faixa da orla da cidade. Tudo organizado, iluminado, barracas em pontos estratégicos na calçada.

Próximo à praia, na confluência com os bairros Tambaú/Manaíra, uma parada para relaxar no Bahamas Restaurante e Chopperia.

byJFParanaguá

Depois do Bahamas…

No cardápio, pedido das crianças, um apetitoso prato de camarão encapotado acompanhado com molho de tomate e batata frita.

byJFParanaguá

…uma foto pra marcar presença em Jampa

Na praça onde fica o totem promocional Jampa – forma carinhosa de chamar João Pessoa – outro clic obrigatório. Dali seguimos para a praia do Bessa, no litoral norte de João Pessoa. Local agradabilíssimo, onde as crianças aproveitaram para tomar banho de mar.

byJFParanaguá

Jangadeiros aguardam saída para o mar…

byJFParanaguá

…puxada de rede na praia de Bessa

Gostoso foi saborear um delicioso prato típico de carne do sol com queijo coalho em bandeja com aquecimento, curtindo o belíssimo visual do lugar

byJFParanaguá

Almoço servido à beira mar

byJFParanaguá

Intervenções em imóvel abandonado na praia de Bessa

A noite, clima agradável, demos um rolé pela orla. Ao longo da passarela movimentadíssima, frequentadores do local, turistas, barracas lotadas, uma variedade de produtos à venda. Para fechar com chave de ouro a noite, escolhemos uma das dicas do roteiro gastronômico da cidade: o Restaurante Canoa dos Camarões

byIamani Paranaguá

Este blogueiro com a família em frente ao Canoa dos Camarões…

…e saboreando o prato principal do restaurante

O prato escolhido e mais procurado pelos clientes, segundo o garçom, foi uma variedade de camarões (porções de encapotado, ao óleo e ensopado), filé de peixe, siri catado e arroz com brócolis. Uma delícia!

byIamani Paranaguá

Selfie da família; no fundo, o farol do Cabo Branco

byJFParanaguá

Iamani e Irani posam no monumento Rosa dos Ventos

No segundo dia, motorizado, hora de botar o pé na estrada com destino a Cabo Branco, no litoral sul da cidade. O farol é um dos mais importantes e visitados cartões postais da capital. Em frente está o monumento Rosa dos Ventos, referência ao ponto mais oriental das Américas. O farol que era conhecido por marcar o referido ponto, atualmente tal título pertence a Ponta do Seixas, que se situa nas proximidades.

byShirley Paranaguá

Sorvete do Mundo Gelado: “Conheci e gostei do sabor”

No local também está o Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, um espaço multifuncional com diversas lojas de artesanatos, lanchonetes, área para shows, parque infantil e sorveterias. Destaque para os sorvetes de caipirinha, caipiroska, tangiroska e as variadas opções, como por exemplo, rapadura (esse degustamos), dentre outros.

byIamani Paranaguá

Selfie da família com a simpática Cida Santos

Próximo ao farol, a proprietária da barraca Jóias de Osso, a artesã e escritora Cida Santos, nos impressionou com o seu carisma, carinho e gentil atendimento.

No final da manhã, embarcamos no catamarã Extremo Oriente na praia de Tambaú. A bordo muitos turistas com destino as piscinas naturais do Seixas, que fica a 2Km do local da partida. O tempo de navegação é de meia hora até a região apelidada de “caribe brasileiro”. A emoção toma conta quanto é autorizada a descida. A maré não estava muito baixa, dava acima da cintura.

byJFParanaguá

Este blogueiro na piscina natural de Ponta do Seixas

 A sensação é indescritível desfrutando o refrescante banho de mar com a água morna naquele paraíso tendo a sua volta pequenos peixes coloridos. As meninas ficaram deslumbradas! Antes do retorno, alguns turistas, inclusive a minha caçula curtiu o momento de aventura: escorregar no tobogã (veja video 1) instalado na parte superior ao lado da embarcação. “Foi demais, papai!”, disse emocionada.

byJFParanaguá

A visão do mirante dá a dimensão da beleza natural…

byJFParanaguá

…e da movimentação na praia de Tambaba

No terceiro dia, seguimos em direção a praia de Tambaba , no município de Conde, litoral sul da Paraíba. Antes de chegar na praia, é inevitável não curtir a vista do mirante, local ideal para fotos e apreciar a natureza (veja video 2). Verdadeiro cartão postal!

byJFParanaguá

Vista parcial da praia com destaque para o coqueiro em cima da rocha

Além disso, a praia reúne lindas falésias, paredões de pedra, água morna e tranquila para banho. Nos arredores da enseada fica o acesso à praia de nudismo.

byJFParanaguá

Acesso a área da praia de nudismo em Tambaba

Acomodados numa mesa com cadeiras e sombreiro alugados (o preço não é caro),

byJFParanaguá

Barraqueiro mostra o peixe que será servido como tira-gosto

egustarmos um delicioso peixe Serra frito com acompanhamentos e uma ceva bem gelada, no meu caso “zero álcool”. Depois fomos conhecer a praia de Coqueirinho, que é bastante frequentada. A curiosidade nos fez seguir margeando a praia até o final do caminho onde está instalado o Restaurante Canyon, numa área da Fazenda Praia Encantada. Local aconchegante e bem casual, ideal para frequentar com a família e crianças. Praia linda! (veja vídeo 3).

De retorno a João Pessoa, ainda visitamos a aldeia indígena Tabajaras, a fim de que as meninas tivessem a oportunidade de conhecer e vivenciar um ambiente de índios – uma experiência inédita para elas.

byJFParanaguá

Iamani, Irani e o cacique Carlos; no centro, banner alusivo a tradicional festa do Toré

A próxima parada foi na barraca Peixada Recanto do Mar, na praia de Ponta do Seixas. Chegamos já no final da tarde e sem muita movimentação de banhistas. O local é muito bonito!

“Pit stop” na barraca Peixada Recanto do Mar na praia Ponta do Seixas

Recordei-me de quando estive pela primeira vez em João Pessoa. Após a visita ao farol, eu e meu colega e amigo Cacá, estivemos nessa praia.

byJFParanaguá

Muro grafitado nas imediações de Cabedelo

Terceiro dia. Na programação, conhecer um artesão de “kenga de coco” residente na cidade de Cabedelo, que fica na Região Metropolitana ao norte de João Pessoa, garimpar intervenções e pela tarde desfrutar de um passeio de barco pelo rio Paraiba, em Jacaré.

byJFParanaguá

Painel em mosaico na Rua Duque de Caxias, próximo à entrada do Porto de Cabedelo

byJFParanaguá

Fachada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Em Cabedelo fizemos um giro pelo centro, imediações do porto, Rua Pres. João Pessoa, onde está a Paróquia Coração de Jesus, depois seguimos para Jacaré. O local é muito bonito, limpo e bem arrumado. Ao longo da passarela que margeia o rio, o visitante encontra uma variedade de lojinhas com grande diversidade de artesanatos (vale lembrar de comprar umas lembrancinhas), esculturas de jacaré – pontos estratégicos para fotos -,

byShirley Paranaguá

Este blogueiro com as filhas posam ao lado da escultura do Jacaré, símbolo do bairro

além de palcos para apresentações musicais. E, para quem curte, no final da passarela ficam as barracas com artesanato hippie.

byJFParanaguá

Barco 100%Lazer que fez o passeio pelo Rio Paraíba

byJFParanaguá

Jurandir do Sax: apresentação no interior da embarcação

Por volta das 17 horas embarcamos no barco “100% Lazer”. Durante a Quando iniciou o passeio pelo rio, “Jurandir do Sax” fez sua primeira apresentação tocando a música em homenagem a Ayrton Sena. Na sequência, um casal vestido tipicamente de jagunços, interage com os turistas promovendo diversas brincadeiras,

byJFParanaguá

Ator vestido de lampião com Iamani…

byJFParanaguá

…e Irani, no final da apresentação

como: danças individuais no ritmo do forró (veja vídeo 4) e quadrilha junina. Esse momento é de muita descontração e gargalhadas. O bom estava por vir. No horizonte, o sol se põe, mas, discreto, desaparece sombreado pelas nuvens escuras.

byJFParanaguá

Jurandir toca, enquanto o barco desliza vagarosamente pelas águas do Rio Paraíba

A bordo de um pequeno barco surge o saxofonista tocando o Bolero de Ravel (veja vídeo 5). O barco contorna as embarcações para deleite dos passageiros e do público apreciando do pier. Impressionante o silêncio que as pessoas fazem para ouvi-lo. O show é imperdível! Outro momento especial é às 18 horas, quando ele encerra sua apresentação tocando Ave Maria (veja video 6), num dos palcos da passarela.

byJFParanaguá

Grafite embaixo de um dos viadutos da BR-230, próximo a Manaíra

Quarto e último dia. Finalizamos a programação, retornando ao Centro Histórico, para visitar a Casa da Pólvora; estação ferroviária, rodoviária e comprar algumas lembranças no Mercado de Artesanato em Tambau.

byJFParanaguá

Grafites no muro lateral do antigo Conventinho Casa das Artes, Rua Padre Antònio Pereira

Após o check out no hotel, ainda deu tempo de degustar um apetitoso “bacalhau ao murro”, no tradicional restaurante Casa do Bacalhau, em Manaíra.

Despedida de Jampa no Restaurante Cada do Bacalhau

Em seguida, partimos para o aeroporto de volta para nossa cidade do Salvador. Até breve!

Veja os vídeos abaixo:

(Fotos&vídeos: byJFParanaguá. Shirley, Iamani e Irani Paranaguá. Direitos reservados. Denuncie abusos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *