Porto Seguro ganha sua 1ª Intervenção de graffiti

by Luciana Pereira

Um dos grafites de Marcos Costa em Porto Seguro

Porto Seguro, cidade localizada a 700 km de Salvador, é conhecida por seu belo litoral e atrai milhares de visitantes de diversas regiões do mundo durante todo o ano. Além de todas as belezas naturais, mistura arquitetura colonial e cosmopolita, é o berço da civilização brasileira e ainda abriga os habitantes primitivos da terra. No entanto, uma característica chama atenção do visitante mais atento. Enquanto as metrópoles do mundo e as grandes cidades brasileiras se colorem sem preconceitos, Porto Seguro, rica em expressões culturais e artísticas, e com muros e mais muros, não registra nenhum graffiti estampado em suas ruas. 

Ou melhor, não registrava. De passagem pelo Extremo Sul, o artista plástico e graffiteiro baiano, Marcos Costa, tratou de imprimir sua marca, traços e cores pela região. Primeiramente em Trancoso, em um equipamento desativado no rio de mesmo nome. E em Porto Seguro, onde pintou um painel duplo no muro da sede da Associação de Artesãos, localizado na Praça da Bandeira. Inspirado na paisagem e modo de vida local, o artista pintou um painel de aproxidamente 3,0 x 2,20 de altura, onde retrata com simplicidade e grande beleza a mãe natureza e os homens em busca de sua subsistência. E como não poderia deixar de ser, o simpático cãozinho Boca Preta, sua marca registrada, aparece para dar um toque de modernidade ao painel. Além do graffiti, os transeuntes também podem admirar a pintura em um orelhão da mesma praça.

 “Muitas pessoas não entendem que damos um presente ao local com uma intervenção. Damos ao muro, ou a qualquer outro suporte, mais uma função. É um documento visual que fala do povo, da época,” explica o artista.  Segundo ele, a cidade possui um enorme potencial para o graffiti que pode e deve ser explorado.  Em sua rápida passagem por Porto Seguro, Marcos Costa visitou associações e possíveis parceiros, a fim de realizar intervenções maiores pelas ruas e vielas da cidade, não só para colorir essa bela paisagem, mas também para multiplicar a arte urbana no Extremo Sul da Bahia. Conheça mais trabalhos do artista acessando o seu blog www.spraycabuloso.blogspot.com

 Sobre Marcos Costa

Natural de São Félix-BA, Marcos Costa, 28, teve os primeiros contatos com o graffiti em Salvador, cidade onde mora e trabalha e, há mais de uma década atua nessa manifestação artística. Sua versátil pintura é responsável pela produção de murais e Oficinas de Arte em diversas instituições culturais de Salvador. Graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2010, este jovem artista iniciou-se nas artes freqüentando as Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM. Marcos Costa também faz parte da Cia. de Teatro Abdias do Nascimento, onde projeta e desenvolve cenários. No ano passado, foi premiado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais por seu trabalho na cenografia do Espetáculo “Gaiola: o Caçador de Solidão” de Duzinho Nery. Além disso, é ilustrador, arte-educador em projetos socioeducativos, participa de exposições e tem realizado projetos bem sucedidos de decoração de interiores, levando o graffiti para residências, empresas e condomínios particulares.

 Texto e foto:

Luciana Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *