Terreiro de Candomblé passará por intervenção artística de grafiteiros – Iniciativa compõe o lançamento do Livro “A Arte na Rua”

Texto: Danúbio Trindade

Quem disse que Terreiro de Candomblé é apenas para cultuar os Orixás? De olho nas tendências, relação de pertencimento e abertura de novos caminhos do conhecimento, o Ilê Axé Obá Pá Erãn Olodô Epejá (Arco de Ouro), em Cajazeiras XI, receberá diversos artistas do grafite para realizar em todo o seu entorno uma grande intervenção artística. A ideia partiu do escritor José Paranaguá autor do livro “Arte na Rua”. Relações Públicas de formação, mas grafiteiro por amor à arte, Paranaguá viu ali a possibilidade de fazer uma grande vitrine aberta ao público mostrando a beleza, a força e o poder do grafite. Nomes como Bigod, Júlio, Lee27, MAO, Eder Muniz, Fumax, Questão, Wit, Wiw, Mônica, Prisk, Sr.as, Markuza, Sagaz, Marcos Costa, Sisma Costa, Baga, Drico, Bigu, Scanf, Bonomo (SP), Olukemi, SistaK, Fábio Barata, Drico, Kpitu, FFinho, Samuca, dentre outros estão confirmados para realização da intervenção artística.

Além de reunir, no seu próprio território ou nas adjacências, número expressivo de grafiteiros e grafites, ainda concentra diversos terreiros de candomblé, representando um importante centro de religiosidade e cultura afro-baiana. As pinturas serão sobre temas relacionadas à natureza, ao próprio culto ao candomblé, o empoderamento, o preconceito, o trabalho escravo, a mulher negra, a discriminação, heróis negros, dentre outros, para ornamentar artisticamente e levar à apreciação e reflexão os frequentadores e visitantes do lugar. Com diferentes técnicas aplicadas, essas pinturas serão mostradas para o mundo, como forma de chamar a atenção que o artista clama por oportunidade de igualdade, por mais respeito, por mais liberdade de expressão. Na oportunidade, o evento trará também o lançamento do Livro “Arte na Rua” do fotógrafo, relações públicas e membro do Ilê Axé Arco de Ouro JFParanaguá.

O livro é um grande registro de expressões artísticas e outras intervenções urbanas em muros, paredes, tapumes, etc., captado nas ruas da capital baiana. São mais de 800 fotografias e textos a partir de entrevistas com ex-pichadores, grafiteiros, artistas plásticos – produzidos em dois recortes de tempo (1985-1987 e 2005 -2015), um acervo histórico destas produções e seus autores. O livro “A Arte na Rua” é a publicação mais abrangente, sobre Salvador, acerca deste universo das artes (que é influenciado pelo espaço público, campo de interações sociais, e ao mesmo tempo o influencia), por abarcar técnicas diversas da arte de rua (grafites, estênceis e outras) e documentar historicamente estas intervenções, que, justamente pelo ambiente e plataformas em que se dão, implicam em efemeridade.

Dia:  16 de junho de 2018

Hora: 9h30min

Acesso: Convidados

Local: Ilê Axé Obá Pá Erãn Olodô Epejá (Arco de Ouro), Rua Geraldo Brasil, 66 – Cajazeiras XI

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *