Bracciano e seus encantos

byJFParanaguá

Na praça próximo ao Castelo Odescalchi, diferentes suportes...

Há poucos dias atrás fui organizar minha pasta de documentos, ou melhor, praticar o 5S, e lá encontrei anotações feitas em 2010, a respeito da visita a cidade de Bracciano, na Itália, mais precisamente no lago do mesmo nome, na companhia dos amigos Pietro Gallina do ICBIE e as grafiteiras Mônica e Kátia do Projeto Salvador Grafita.

...são utilizados para mensagens

...são utilizados para mensagens

De posse dessas informações procurei reavivar a memória e compartilhar com os internautas fazendo um breve comentário ilustrando com imagens as belezas do local. (Direitos reservados. Denuncie abusos. Fotos: byJFParanaguá). 

 

Na vista panorâmica (centro), destaca-se o Castelo Orsini/Odescalchi, com vários casários à sua volta

Na vista panorâmica, destaca-se o Castelo Odescalchi (centro), com vários casários à sua volta

Foram três os motivos pelos quais escrevi o título deste post: primeiro, a vista do majestoso castelo Odescalchi, construído em 1470, um misto de arquitetura militar e civil, em posição dominante da cidade; segundo, a sensação indescritível ao contornar o Lago de Bracciano, formando uma grande piscina sobre a cratera de um vulcão extinto, que está localizado no centro da Itália e; terceiro, o almoço num dos restaurantes localizado à beira do lago, convite do nosso amigo e professor de música da American Overseas School of Rome (AOSR), Roy Zimmermann, na companhia de Gallina, Mônica e Kátia.
Castelo de Orsini/Odescalchi, onde pode...

Castelo de Orsini/Odescalchi, onde pode...

...se ver a beleza da arquitetura militar e feudal

...se ver a beleza da arquitetura militar e feudal

O Castelo Odescalchi, nesse dia estava fechado. Mas fiquei sabendo através de Gallina, detalhes da construção, a existência de um Museu no seu interior e que pertenceu à família Orsini, passando posteriormente para a família Odescalchi. Está situado ao norte da província de Roma. Por ser considerada a mais bela residência feudal da Europa tem sido muito requisitada para eventos culturais e privados como, por exemplo, bodas de celebridades. Dentre elas se destacam: a da atriz Isabella Rosellini com o cineasta Martin Scorsese, tendo como padrinho o ator Robert de Niro; da modelo Michelle Hunziker com o cantor italiano Eros Ramazzotti e; em 2006, dos atores Tom Cruise e Katie Holmes, recentemente separados.

Vilarejos e restaurantes ao redor do lago

Vilarejos e restaurantes ao redor do lago

O percurso pelo Lago de Bracciano, originalmente também chamado de Lago Sabatino, encanta pela sua beleza natural. É um lago de origem vulcânica, em forma circular, tem vocação turística e balneária e bastante frequentado no verão. Ao seu redor estão diversos vilarejos, hotéis, pousadas, B&B, campings, restaurantes e praias, além de ser um paraíso para a prática de canoagem e windsurf à vela.
O lago é um paraíso para os amantes do esporte naútico

O lago é um paraíso para os amantes do esporte naútico

Mônica, Roy, Pietro e Kátia

O anfitrião Roy (blazer preto) ao lado de Mônica, Pietro e Kátia

Gallina, Zimmermann e este blogueiro

(E) Pietro, Roy e este blogueiro

Depois da degustação dos deliciosos pratos ficamos na área externa do restaurante, à beira do lago, saboreando um excelente vinho e desfrutando a brisa e o belíssimo visual ao nosso redor. Até a próxima viagem!

 NA: Para tradução da mensagem em italiano LO SÓ, NON C’È PARI NELLO SKAMBIA PERÓ, SPERO KE BACIO ME LO DARA IN CAMBIO… na foto acima, consultei a amiga Marcella Sgura, presidente do ICBIE, que me enviou a seguinte resposta: “a tradução é um pouco dificil porque o autor procurou fazer uma rima, mas vou tentar chegar o mais próximo possível do significado: Eu sei, não há igual na troca, mas espero que um beijo você me dará em troca…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *