Exposição traduz mal estar urbano na contemporaneidade: Projeto apresenta a arte como ferramenta de transformação

Entre performances, instalações, pinturas e colagens, nasceu a exposição coletiva “OcupAção”, a partir de inquietações comuns das artistas Roberta Nascimento, Talitha Andrade e Tina Melo, onde estas abordam o mal estar urbano vivenciado na contemporaneidade. Arte e política se aliam na proposta para falar de questões que incomodam não apenas as autoras, mas também a maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades.

Em suas trajetórias artísticas, Talitha, Tina e Roberta têm em comum a discussão e o questionamento de aspectos da sociedade em que estamos inseridos, fruto do sistema econômico, cultural e social vigente. Dentre eles o consumismo exacerbado, mídia como elemento de manipulação das massas, falta de acesso a bens culturais e da educação para a maioria, distribuição de renda desproporcional, falta de segurança pública, violências contra a mulher, solidão urbana, repressão e preconceito racial.

O segundo espaço a ser Ocupado pelas artistas será a galeria do Goethe-Institut/ICBA, no Corredor da Vitória. A exposição estará aberta à visitação durante todo mês de agosto. “OcupAção” irá abordar os problemas que nos atingem histórica e cotidianamente de forma crítica. Além disso, faz parte de um pensamento que percebe a arte como ferramenta de transformação, para questões que envolvem pessoas de diversos credos e culturas, mas que são abatidas pelos mesmos mecanismos que não funcionam na sociedade.

Para realização das intervenções, o espaço da galeria terá a aparência temporariamente alterada, coberta em parte por jornais e pinturas na parede, como também em áreas para interação do público – que poderá registrar suas impressões num espaço reservado. A atividade ainda terá em sua programação, ações de formação – oficinas e debates, com a participação de artistas locais, representantes de algumas das linguagens artísticas contemporâneas de maior expressão, e presentes nas grandes metrópoles. A arte aqui é utilizada como forma de atrair olhares e consciências para questões que afligem a cidade.

Serão disponibilizadas 30 vagas para cada oficina, preenchidas de acordo a com a ordem de recebimento das inscrições. Os interessados deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico exposicaocupação@gmail.com, informando o nome completo, RG, data de nascimento, telefone para contato, e atividade que deseja participar (consultar programação). Poderão também se inscrever presencialmente, na secretaria do ICBA, de segunda a sexta, no horário comercial. As inscrições para as oficinas serão realizadas de 17 a 31 de julho. Já as mesas de debates terão acesso livre, respeitando a capacidade de assentos do local. A exposição “OcupAção” foi um projeto contemplado pelo Fundo de Cultura 20012, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT/BA).

PROGRAMAÇÃO

Período de visitação: 01 a 31/08/2013 Horário: 09h às 18h30 (seg. a sex.) | 09h às 13h (sáb.)

Mesa 1

02/08 (sexta-feira) – Ocupação: Dinâmicas de resistência nos centros urbanos.

Artistas: Roberta Nascimento, Talitha Andrade e Tina Melo

Horário: 15h às 17h

Local: Teatro do ICBA

 Oficina 1

03/08 (sábado) – Temáticas e produção das obras expostas

Facilitadoras: Roberta Nascimento, Talitha Andrade e Tina Melo

Horário: 09h às 13h

Local: Sala 05 do ICBA

Mesa 2

05/08 (segunda-feira) – “Performatividade: arte e vida no cotidiano das cidades”

 Artistas: Michelle Matiuzzi, Yuri Trípodi e Zmário.

Horário: 20h às 22h

Local: Teatro do ICBA

Oficina 2

06/08 (terça-feira) – O corpo é o discurso – Criar e organizar a imagem como produção de signos a partir do corpo em performance

Facilitador: Yuri Trípodi

Horário: 14h às 18h

Local: Sala o5 do ICBA

Mesa 3

12/08 (segunda-feira) – “VivaCidade: inserções poéticas nos ambientes urbanos coletivos”

Artistas – Eduardo Silva e participantes do Coletivo Osso

Horário: 20h às 22h

Local: Teatro do ICBA

Oficina 3

13/08 (terça-feira) – Técnicas de Intervenção nos Espaços Urbanos

Facilitadores: Rose Boareto e Coletivo Osso

Horário: 14h às 18h

Local: Sala o5 do ICBA

Mesa 4

19/08 (segunda-feira) – “Graffiti em movimento: trajetos e perspectivas”

Artistas – Grafiteiros: Fael 1°, Sista Kátia, Naara Nascimento e Marcos Costa

Horário: 20h às 22h

Local: Teatro do ICBA

Oficina 4

20/08 (terça-feira) – Introdução à arte do Graffiti

Facilitadora: Sista Kátia

Horário: 14h às 18h

Local: Sala o5 do ICBA

 INFORMAÇÕES: Produção OcupAção

Ivana Soares

(71) 8773-1729

Luciana Pereira (Assessoria de Imprensa)

(71) 8188-4561

E-mail: exposicaocupacao@gmail.com

http://exposicaocupacao.wordpress.com/

Coordenação de Produção ICBA

(71) 3338-4700

E-mail: prog@salvadorbahia.goethe.org

www.goethe.de/bahia — Equipe OcupAção

1 comment for “Exposição traduz mal estar urbano na contemporaneidade: Projeto apresenta a arte como ferramenta de transformação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *