Giro pela Europa: Um olhar sobre o grafite – Reggio Emília e Bolonha

nononono

Grafite em Reggio Emilia

Neste post, finalizo o Giro pela Europa, conduzindo os internautas a conhecer as cidades de Reggio Emilia e Bolonha. Partimos pela manhã de Riva Del Garda com destino a Reggio Emilia. Do alto da serra ficou apenas as imagens da belíssima visão panorâmica do grande lago e do outro ”bastione” encravado nas montanhas que não tive condições de visitar.

O belíssimo cenário do lago de Riva (centro), entre montanhas e casarios

O belíssimo cenário do lago de Riva (centro), entre montanhas e casarios

 

Bastione localizado no topo da montanha

Bastione localizado no topo da montanha

 

No final da tarde chegamos a Reggio Emilia, chamada simplesmente Reggio. Só deu tempo de deixar as bagagens no hotel e seguir para o encontro agendado por Ricardo Faeti, responsável pelo Projeto Oficina de Rua da Arci Solitarietà di Reggione Emília Romagna, com Grazziano Del Rio e Castellano Giovanni, prefeito e assessor de Cultura, respectivamente, além de membros da Arci.

(E) Pietro Gallina, Carlos Soares, Grazilliano e Ricador Faeti

(E) Edvandro "Tucunaré", Pietro Gallina, Carlos Soares, Grazziano Del Rio e Ricardo Faeti

A Arci Solidariedade é uma organização voluntária, criada para aumentar e manter o legado do trabalho e empenho por um longo tempo no campo da solidariedade. As iniciativas e campanhas realizadas no voluntariado e solidariedade são definidas no próprio espaço da associação que participa da Coordenação Nacional de Solidariedade Arci. Os objetivos da associação são baseados nos princípios da solidariedade humana, que se destina a promover, na Itália e no exterior, iniciativas concretas com pessoas e povos, ética, política, guerra, religião ou de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

nononon

Preservação do patrimônio: Agências bancárias funcionam...

Devido a rápida passagem por Reggio, são mínimas as informações que tenho a respeito do local. A cidade está localizada na Via Emília, sendo rodeada pela província de Parma, no oeste e Mantua ao leste. Durante a caminhada que fiz pela região onde ficamos hospedados, observei que existem construções com vários estilos do segundo período romano. Através de informações fiquei sabendo que a cidade ainda tem alguns vestígios da época romana, como a Catedral e a Basílica de S. Próspero, um edifício de torres altas que domina a praça do mercado, aumentando sua beleza pitoresca; edifícios eclesiásticos, como o claustro beneditino e claustro do Domenico St. SS Girollando di Vitale, dentre outros.

nononononno

...em prédios antigos

 

nonononon

Intervenção artística na fachada de um estádio de futebol

A temperatura baixa e a chuva fina não atrapalharam minhas pretensões de aproveitar bem o tempo disponível pela manhã e continuar percorrendo ruas, fotografando monumentos, esculturas, manifestações de variados tipos (pichos, grafites, frases de protestos), estampadas em paredes residenciais, comerciais e prédios públicos.

nonononon

Peças publicitárias são afixadas nos dois lados dos paineis

Achei interessante o processo de veiculação das peças publicitárias (campanha eleitoral e produtos) nos “autdoors”, ou melhor, painéis espalhados ao longo dos dois sentidos da via. A estrutura é menor e estão instalados nas margens dos passeios com aproveitamento dos dois lados da estrutura, possibilitando a visão de quem circula a pé ou motorizado.

nononon

Bomb em Bolonha

Ainda pela manhã seguimos para Bolonha, a fim de cumprir outra agenda oficial programada pela Arci Solidarietà, com autoridades municipais e representantes de instituições sociais bolonhesas.

nonononon

Reunião no Palazzo Comunale com membros da prefeitura local, de Salvador e representantes de entidades sociais

Do estacionamento até a Pizza Del Nettuno, fizemos o percurso a pé, passando por ruas bem decoradas, edificações antigas e imponentes e também ligado nas intervenções. O número de prédios com arcadas, formando um belíssimo visual, desperta a atenção dos visitantes. As arcadas são consideradas uma das grandes atrações turísticas, já que Bolonha é a cidade que tem mais arcadas no mundo. Antes do compromisso, a Arci nos reservou uma surpresa: um guia de nacionalidade portuguesa para fazer um tour com o grupo pelo centro da cidade, o que nos facilitou muito a compreensão das informações. O ponto de encontro foi no centro que é ligado pela Piazza Maggiore e Piazza Del Nettuno. O tempo instável não atrapalhou o tour, mas prejudicou os registros fotográficos, impossibilitando-me de fazer imagens com melhor qualidade.

nononono

Vista parcial da Piazza Maggiore

 

nononono

Vista parcial da Piazza Maggiore

 

nonononno

Vista parcial do Palazzo Comunale

Bolonha está situada no norte do país entre os rios Reno e Savena, é a capital da região Emilia-Romana e conhecida por sua incrível beleza. Tem também uma das mais antigas universidades da Europa em funcionamento. No local onde estávamos – imediações das Piazzas Maggiore e Del Nettuno -, estão os principais complexos arquitetônicos: A Basilica di San Petronio em estilo gótico, uma das maiores da Itália medieval (sec. XIV-XV); Palazzo del Podestà (sec. XIII); Palazzo Comunale (sec. XIII), que exibe a Collezioni Comunali d’Arte e o museu dedicado a Giorgio Morandi; Palazzo dei Notai (sec. XIV); Palazzo d´AAccursio (XII); Palazzo dei Banchi (sec. XVI).

byJFParanaguá

Fachada da Basilica de San Petronio

 

Este blogueiro na Piazza Del Nettuno; ao fundo, a estátua do escultor flamengo

Este blogueiro na Piazza Del Nettuno; ao fundo, a estátua do escultor flamengo Jean Boulogne

 

nonononon

Detalhe da ninfa

Na Fontana Del Nettuno (XVI), encontra-se a estátua do escultor flamengo Jean Boulogne “Il Giambologna” que embeleza a praça homônima, além de ser um cartão postal e símbolo da cidade. Construída por volta de 1500, na época foi considerada extremamente erótica pela igreja que mandava colocar calças de bronze na estátua e ainda cobria as ninfas que borrifam água pelas mamas.

nononono

As torres de Asinelli e Gansenda

Outro símbolo são as torres de Asinelli, construída entre 1109 e 1119, e de Garisenda, construída no século 12 com 48 m de altura e; o Palazzo di Re Enzo (sec. XIII).

Depois o guia nos levou até a universidade, fundada em 1088. Lá estudaram os poetas italianos mais famosos, como Dante Alighieri, Bocaccio, Petrarca e Nicolau Copérnico. Na Idade Média foi famosa em toda a Europa por suas escolas de Humanidades e Direito Civil. Chamada oficialmente Alma Mater Studiorum, a universidade oferece inúmeros cursos acadêmicos, como: Artes, Direito, Medicina, Farmácia, Matemática, Engenharia, Agronomia, Medicina Veterinária e Pedagogia. Durante o Renascimento, Bolonha foi a única cidade italiana que permitiu às mulheres se destacar em qualquer profissão e a oportunidade de ganhar um diploma na universidade.
Estátua de Hipócrates

Escultura de madeira de Hipócrates

Tivemos acesso a sala onde são realizadas aulas para estudantes de medicina. Destaque para a estátua de madeira de Hipócrates – médico grego, considerado o “pai da medicina”. Em suas mãos o famoso juramento que foi criado, a partir da sua inquestionável conduta ética.

1 comment for “Giro pela Europa: Um olhar sobre o grafite – Reggio Emília e Bolonha

  1. Arlei
    8 de fevereiro de 2013 at 15:55

    Olá, JFP.
    Apreciei muito seus posts sobre a Itália, pretendo ir para lá no meio deste ano. Pode me dar uma dica sobre Bolonha? Esse estacionamento onde vcs deixaram o carro, é muito longe da Piazza del Netuno? Mais importante: Fica fora da ZLT (Zona de Limitação de Tráfego)? Vamos ficar muito pouco tempo em Bolonha, e não estou conseguindo localizar estacionamento próximo do centro histórico (e fora da ZLT) para nos programarmos.
    Agradeço qq dica que puder me passar.
    Arlei…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *