Grafites, hip hop e grandes máquinas

Paredes da empresa Marcosa com nova paisagem...

Paredes da empresa Marcosa com nova paisagem...

Durante cinco dias, os muros da empresa Marcosa viraram ‘tela’ para um grupo de artistas locais. A ideia de transformar parte da empresa em ‘spot’, como é conhecido o lugar onde é produzida a arte do grafismo, partiu de uma iniciativa do gerente de Oficina, Marcelo Leal, como forma de incentivar a arte local e de dar visibilidade às máquinas da empresa.

... chamam a atenção dos transeuntes

... chamam a atenção dos transeuntes

O grupo Feijão Azul foi o responsável pelo grafite. Ao todo, quatro grafiteiros (ou writers, como são chamados) participaram do projeto: Júlio Costa, Marcos, Iale Almada e Carlos Jodson que são conhecidos como Bigod, Prisk, Questão e Xluts, respectivamente. A ação durou uma semana.

A ideia surgiu por meio de uma necessidade da empresa. Como a área que antes era cercada apenas por grades e possibilitava a visão de quem passava foi murada, a solução foi manter a vista de forma criativa e desenhar a paisagem. “As pessoas param para ver de perto, é como se realmente fosse um grande quadro”, avisa Cibele Souza, assistente de Marketing da Marcosa.

O grafite existe no Brasil desde 1970 e está ligado à cultura hip hop, ou seja, a cultura das ruas, que desde a sua entrada no país defende a estética e a expressão livre de normas e o protagonismo do grafiteiro na sociedade.

Este grupo de grafiteiros  já pintou até o muro do batalhão do exército. Eles afirmam que os órgãos públicos entenderam a importância da estética do grafite, e que as empresas estão enxergando a técnica como arte urbana. Júlio Costa, o Bigod, afirma que uma empresa que não trabalha diretamente com arte e que investe em grafite tem algo especial. “É uma empresa antenada com o que acontece no mundo. Grandes museus seguem essa tendência”, conclui. (Texto e  fotos foram enviados por Diego Gregório).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *