Uma viagem rica de histórias pelo sudeste e sul do Brasil I

byIraniParanaguá

Poso ao lado do primeiro grafite em solo paulistano (Vila Mariana), próximo ao hotel em que estive hospedado com a família.

Após dois anos de restrições por conta do Covid 19 e o retorno à normalidade no país, aconteceu a tão esperada viagem de férias com a família para conhecer novos pontos turísticos, lugares, culinária e a cultura da região sudeste e sul do país. E mais: mostrar as nossas filhas Iamani e Irani, os lugares que minha mulher Shirley esteve com sua mãe em excursão pela antiga Soletur e, também, quando me acompanhou durante as participações em Feiras Institucionais através da Embasa. Foi de fundamental importância as orientações que recebi da colaboradora da CVC Viagens unidade do Shopping Barra/Salvador, traçando o roteiro aéreo e terrestre com início em São Paulo/SP, dia 26 de dezembro de 2022 e término em Porto Alegre/RS, dia 20 de janeiro de 2023. Tenho certeza de que essa viagem, uma surpresa que fiz a Shirley e nossas filhas, estará sempre entre nós na pauta de lembranças por ter sido uma experiência maravilhosa em todos os sentidos!

byIamaniParanaguá

(E) Na sellf Irani, Iamani e este blogueiro; Shirley, fora da imagem, mais a frente em assento especial, no voo da Latam com destino a São Paulo.

Dia 26.12. Partimos do aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, pela manhã, no voo da Latam com destino ao Aeroporto Governador André Franco Montoro na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. O voo transcorreu tranquilo, mas, o inacreditável fica para o lanche servido a bordo (sachê de salgadinhos sem gosto, água ou refrigerante).  Aliás, foi a tônica nos três voos posteriores.

Check in no Comfort Hotel Nova Paulista

Do aeroporto seguimos de táxi até o Comfort Hotel, na Vila Mariana (Nova Paulista), Centro da cidade de São Paulo. Concluído o check in e acomodação das bagagens, aproveitamos o resto da tarde para dar início a lista dos lugares pré-demarcados. A dificuldade inicial se deu pela ausência de táxi no local e a dificuldade do Uber de não embarcar mais de três passageiros. Por fim, com ajuda de um preposto do hotel, conseguindo-nos um taxi convencional sem reservas de passageiros. Por sinal, o referido senhor de pré nome Daniel nos atendeu em outras oportunidades e algumas vezes indicou outros colegas.

Fachada parcial do Comfort Hotel:; aguardando o taxista Daniel

Nossa estadia em Sampa foram de quatro dias (26 a 29). No dia seguinte, após o café da manhã, por sinal, com uma variedade de opções,

byDivulgação

Café da manhã no Comfort Hotel

iniciamos o roteiro pelo Mercado Municipal Paulistano, um local de parada obrigatória de turistas de todo o Brasil e de outros países, um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. Lá é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas, doces, dentre outras variedades.

Degustando pasteis e sanduiches no Bar do Mané

Nesse dia fomos ao mercado para saborear o badalado pastel e sanduiches suculentos de presunto e queijo na barraca do Roca. Mas, o espaço perdeu o charme. Daí optamos pelo Bar do Mané, o novo point do local. Retornamos mais duas vezes ao mercado para fazer compras e almoçar deliciosos pratos de bacalhau, uma forma de matar a saudade da nossa presença anos anteriores.

byJFParanaguá

O sanduba de presunto é um autêntico rango….

byJFParasnaguá

…o misto não fica a dever nada….

byJFParanaguá

…e o pastel de queijo é o carro-chefe dos pedidos

Nos dias seguintes, cumprimos uma rotina intensa visitando os locais assinalados no mapa turístico: Parque do Ibirapuera,

Parque Ibirapuera: um dos points mais frequentados da cidade

Um “time” na caminhada pelo Parque Ibirapuera

O charme da modelo Iamani no Ibirapuera

exposição no MASP,

Manifesto de Guerrilha Girls é um dos trabalhos na expo do MASP

Self deste blogueiro na expo do MASP

registros de grafites no Beco do Batman/Vila Madalena

byIamaniParanaguá

Este blogueiro presente na cena

Painel no Parque Ibirapuera

e em outros pontos da cidade.

byShirleyParanaguá

No museu das Ilusões Iamani e Irani…

Divulgação

…Shirley e eu, curtimos bastante

Museu das Ilusões no Shopping Eldorado,

byJFParanaguá

Uma variedade de rosas embelezam o jardim do imóvel considerado um dos mais belos da cidade, localizado na Avenida Paulista

Espaço Cultural do Santander e do Itaú, Casa das Rosas,

Divulgação

Registro de Iamani, Shirley e Irani no Mirante do SESC que possibilita uma vista fantástica da cidade e….

Mirante do SESC, Japão House,

…a vista parcial da badalada Avenida Paulista

Avenida Paulista, Museu do Catavento.

No clima do bairro da liberdade: muitas compras

Além disso, além das compras nos bairros da Liberdade e do Brás. No quesito alimentação, almoçamos em locais diferentes.

byIamaniParanaguá

Degustando o sanduiche Samy Dana, no Bar da Dirce. O sanduba tem o nome do economista que faz parte da equipe do Pânico,

Na self poso com minha família ao lado da paulistana e proprietária do Bar da Dirce, local onde almoça a turma do Pânico

Destaco a degustação que fiz do “lanche Samy Dana, baby beef com queijo no pão francês e o almoço no Bar da Dirce (local que a equipe do Pânico frequenta)

Divulgação

Restaurante Salve Jorge: comida excepcional servida no ambiente com atmosfera bem agradável….

…atendimento refinado…

….além de um espaço com clima nostágico

e no Restaurante Salve Jorge um local tradicional mais com excelentes pratos, inclusive o dono ilustra o ambiente com imagens de celebridades: artistas, músicos, atores que tem o nome Jorge..

Marcando presença na Trattoria Lélis da Bela Cintra

No jantar, a Trattoria Lelis da Bela Cintra (cordeiro com raviolli acompanhado de drinks e um carbenet sauvignon

Pizzaria Veridiana dos Jardins: ambiente agradabilíssimo com excelente pizza, drinks e serviço

byIamaniParanaguá

Pizza margarita: deu água na boca

Coquetel clássico e nordone para brindar o momento muito especial

e na “chic” Pizzaria Veridiana a degustação da pizza de Margarita que deu água na boca, ambiente com músicas de piano, além dos drinks servidos…

byJFParanaguá

Carimbado a nossa presença (este blogueiro, a esposa Shirley e as filhas Iamani e Irani) no Méqui 1000 da Avenida Paulista

o Méqui 1000, onde saboreamos as deliciosas opções, uma loja da McDonald’s em endereço incomum, ou seja, um casarão dos anos 40 na Avenida Paulista, que fica aberto 24 horas, tendo na frente com totens de atendimento e menus digitais. No interior um grande lustre em formato de Big Mac decora o ambiente.

Este e outros painéis luminosos na Avenida Paulista homenagearam o Rei Pelé

A notícia triste do dia foi o falecimento de Pele, o rei do futebol.

De volta ao hotel, iniciamos os preparativos para a nossa partida no dia seguinte em direção a cidade de Curitiba, PR.

O clima frio e a garoa dificultaram os nossos planos. Pretendemos retornar a São Paulo para conhecer outros pontos e cidades turísticas, a exemplo de Santos, Guarujá e Campos do Jordão, atendendo o pedido de nossas filhas.

(Fotos: byIamani, Irani Paranaguá &JFParanaguá. Direitos reservados. Denuncie abusos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *